Obras de arte produzidas em papel revelam alegria do Natal

Serviços Urbanos
01/12/2010 14h06

É comum pensar que os jornais e revistas cumprem apenas a função de informar e levar conhecimento à população. Depois de consumidos pela leitura, muitos desses periódicos acabam sendo descartados no lixo. Essa prática, entretanto, não acontece na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), onde a equipe do projeto Reciclart - Oficina de Papel transforma jornais e revistas em obra de arte. O trabalho artístico produzido pelas monitoras do projeto pode ser conferido na entrada do Parque Augusto Franco (Sementeira), local escolhido para a montagem de um presépio todo feito com papel.

O presépio, além de mostrar ao público o resultado da Oficina de Papel, reforça a importância do reaproveitamento de resíduos. "A Oficina de Papel é um exemplo que revela o nosso compromisso com o meio ambiente. A construção do presépio, que será todo produzido com papel de jornais e revistas, é, sem dúvida, mais uma atração do Parque neste fim de ano, integrando a decoração natalina distribuída em toda a cidade", enfatiza Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

O presépio conta com diversas imagens religiosas e enfeites natalinos. "Todos os ícones utilizados serão de papel. Teremos as imagens dos três magos, Nossa Senhora, São José, Menino Jesus e de animais, como a ovelha e a vaca", detalha Cristina. "Estamos confeccionando ainda árvores, guirlandas e anjos para dar vida ao ambiente. Com certeza será um local para visitar com a família e ficar encantado", ressalta Cristina Sales, coordenadora da Oficina de Papel.

Segundo ela, o presépio tem o objetivo de promover a consciência ambiental e destacar o trabalho artesanal realizado pelas monitoras da Oficina. "São nove monitoras que diariamente manuseiam cola e papel para transformar o que antes era lixo em arte", pontua. "O presépio é um lindo trabalho que fazemos há anos para mostrar ao público a nossa riqueza cultural", acrescenta.

Ambiente de trabalho

O trabalho da Oficina de Papel também pode ser apreciado nos setores administrativos da Emsurb. Cada sala recebeu uma decoração especial para o Natal. "Aguardamos ansiosos o período natalino na Emsurb porque a Oficina de Papel traz alegria para nossas salas, com árvores, anjos, enfeites criativos, coloridos e maravilhosos, que são elaborados com o papel que descartamos", elogia Méa Pinheiro Machado, funcionária da Assessoria Técnica.

"É um trabalho artesanal e totalmente sustentável, de bem com a natureza, ambientalmente correto, que ilumina e harmoniza o nosso espaço de trabalho", acrescenta Célia Bastos, também da Assessoria Técnica. "Convidamos todos a visitar o Parque da Sementeira e conhecer o presépio de papel, construído pelas mãos maravilhosas da equipe da Oficina de Papel da Emsurb", convocam as servidoras.

Inauguração

A inauguração do presépio de papel acontecerá na próxima segunda-feira, 6, às 19h, quando o prefeito Edvaldo Nogueira entregará à população o grande presépio, também localizado no Parque da Sementeira, que integra a decoração natalina de Aracaju. No dia 8, será inaugurada a iluminação natalina dos demais pontos da cidade, incluindo prédios históricos como a Ponte do Imperador e o Palácio Ignácio Barbosa, que tiveram sua arquitetura realçada com centenas de microlâmpadas. E nesta sexta-feira, 3, será inaugurada a decoração do Centro comercial, a partir das 17h, com a chegada do Papai Noel ao calçadão da rua João Pessoa.

Oficina de Papel

Criada há 12 anos, a Oficina de Papel é mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Trata-se de um projeto sem fins lucrativos que recicla e transforma papeis de jornal e revista em artesanato. Todo o trabalho é realizado no Parque Augusto Franco (Sementeira) e tem a função de despertar a preocupação com a preservação ambiental.