Caminhada contra a Aids reúne 3 mil pessoas

Saúde
01/12/2010 18h53

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a 8º Caminhada da Prevenção. A ação marcou o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na tentativa de combater o preconceito e mostrar o quanto o município tem evoluído no tratamento da Aids, a equipe do programa de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS coordenou a mobilização, que reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Os participantes se concentraram no início da tarde na Praça da Bandeira, no Centro de Aracaju, onde o clima foi de engajamento e conscientização. Alunos e professores de escolas estaduais e municipais, funcionários da SMS, usuários das Unidades de Saúde da Família (USF), além de grupos de jovens e idosos atendidos pela Secretaria Municipal Assistência Social e Cidadania (Semasc) formaram uma grande corrente.

A animação ficou por conta de trio elétrico comandado por artistas locais e um grupo circense patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). A multidão contou, ainda, com o suporte de carros de apoio, que distribuíram água para aplacar o forte calor. Por volta das 15 horas, começou a caminhada em direção aos Mercados Centrais. Um verdadeiro desfile contra o pré-conceito e de apoio aos portadores do HIV. Durante o cortejo, o famoso ‘Camisildo' realizou a distribuição de preservativos masculinos.   

"Nós precisamos mobilizar a sociedade, fazer com que ela mude de comportamento em relação ao portador do vírus HIV. Com a caminhada buscamos também fazer com que as pessoas percebam a importância de fazer sexo com segurança", destacou o coordenador do Programa DST/Aids de Aracaju, Andrey Lemos. Ainda de acordo com Lemos, 1.218 pessoas têm a doença na capital sergipana e 1.880 estão em tratamento em Sergipe.

Exemplo

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sílvio Santos, que também participou da mobilização, a caminhada já está na agenda de eventos da cidade porque destaca o papel do município no tratamento da doença e chama atenção das pessoas para um assunto de extrema importância.

"O preconceito contra os portadores da Aids deve acabar e a caminhada, que já está em sua oitava edição, cumpre o papel de levar para as ruas essa luta. Além disso, essa atividade é fundamental para destacar a eficácia do Programa de DST/Aids de Aracaju que, segundo monitoramento realizado pelo Ministério da Saúde em 2009, é o terceiro no ranking de municípios brasileiros com melhores resultados nessa área", afirma.