A participação de todos na construção de uma escola pública de qualidade, que propicie não só a permanência do aluno na unidade de ensino, mas também a plena aquisição de conhecimento e o domínio das competências necessárias à sua inserção social, é uma das premissas fundamentais do exercício da gestão democrática na rede municipal de ensino.
Durante o ‘9º Encontro Pedagógico e Cultural' promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professores, coordenadores escolares, pais e alunos estão tendo a oportunidade de expor e prestigiar as experiências mais significativas desenvolvidas no âmbito da educação, inspiradas na temática ‘Para além da inclusão: construindo um currículo para diversidade'.
O compromisso de todos com a qualificação do ensino público municipal está sendo testificado pelos que visitam o Centro de Criatividade desde a manhã dessa quarta-feira, 1º de dezembro. Até o final desta tarde, 2, os 24 projetos pedagógicos em exposição nos estandes montados no local estarão à disposição do público interessado.
Apresentações culturais também estão fazendo parte da programação, a exemplo da Mostra Cultural do Grupo de Dança do Centro Social Nossa Senhora da Aparecida, que atraiu a atenção de todos pela beleza e sincronia dos movimentos, antecedendo a participação da diretora de ensino da Semed, Maria José Guimarães, que expôs os programas desenvolvidos pela secretaria ao longo do ano.
"Os cursos de formação continuada oferecidos pela Semed, bem como as programações especiais e os concursos culturais realizados merecem destaque. Como temos um espaço disponível aos alunos para aulas de informática básica, uma das metas para o próximo ano é a implementação de cursos de informática avançada", explicou a diretora, referindo-se ao Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh).
Além disso, Maria José enfatizou a proposta pedagógica relacionada ao atendimento em creches e as oficinas de capacitação oferecidas aos novos educadores assistentes. "As ‘Quintas de Ampliação' foram propícias às discussões pedagógicas que serviram para a qualificação desses educadores, ao passo que a gestão escolar se mantém fortalecida no que se refere ao apoio aos projetos pedagógicos idealizados na escola. O acompanhamento da execução dos planos anuais de trabalho do gestor também foi executado com sucesso", ressaltou Maria José.
Resultado
Idealizadora do projeto ‘A linguagem musical na Educação Infantil', a professora da Emei Profª Rachel Cortes Rollemberg, Bárbara Macedo, contou com entusiasmo como desenvolveu o trabalho pedagógico com crianças de 4 e 5 anos. "Criamos instrumentos que possibilitaram o bem estar dos meninos e meninas, bem como a harmonia do ambiente. Para isso, utilizamos a dança e enriquecemos as atividades de musicalização infantil", relatou Bárbara.
A professora fez questão de apresentar aos pequeninos os diferentes estilos musicais, a exemplo das produções clássicas. "Através da música, nós encenamos, cantamos, dançamos e nos movimentamos. Até mesmo as crianças muito tímidas conseguiram participar ativamente das atividades e se integrar aos demais alunos da Emei", lembrou a professora.
Valorização
O estímulo à troca de experiências vivenciadas nas escolas municipais e a qualificação dos trabalhos desenvolvidos em cada uma delas têm motivado os gestores escolares, a exemplo da coordenadora geral da Emei Dr. José Augusto Savazine, Cristiane da Silva Costa. Para ela, o interesse pela formação do corpo docente é uma das principais referências da administração municipal, o que impulsiona a realização de ações pedagógicas cada vez mais incrementadas.
Cristiane também relatou algumas experiências bem sucedidas, planejadas com base no conteúdo adquirido no programa de formação continuada da rede municipal de ensino, denominado ‘Horas de Estudo'.
"Temos o privilégio de dispor de momentos de aprendizagem sobre as diferentes modalidades de ensino, socializando resultados e metas. Tão enriquecedoras quanto o programa são as reuniões do grupo de trabalho dos coordenadores escolares, que viabilizam a maior aproximação com os técnicos da Semed, a fim de discutirmos o andamento dos trabalhos nas unidades escolares", destacou Cristiane.