Técnicos fazem vistorias para reforma de USFs

Saúde
06/12/2010 09h05
Início > Noticias > 43994

Técnicos da Diretoria de Gestão do Trabalho e do Núcleo de Serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão vistoriando quatro Unidades de Saúde da Família (USF) que devem passar por reforma: UFS Irmã Caridade, bairro Aloque; USF Oswaldo Leite, bairro Santa Maria; USF Niceu Dantas, no Mosqueiro, e USF Walter Cardoso, no Veneza. As unidades foram apontadas pelo secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, como as mais críticas quanto à estrutura predial. Para solucionar os problemas identificados, serão viabilizadas adequações físicas o mais rapidamente possível.

A medida faz parte do pacote de ações para atender os pleitos dos trabalhadores da Saúde com relação às condições de trabalho e garantir assistência de qualidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Paralelamente às vistorias nas quatro unidades, a SMS já iniciou reformas nos hospitais municipais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte). Também estão sendo instalados novos autoclaves em unidades básica e um gerador no Núcleo de Logística, localizado no bairro Coroa do Meio.

As visitas técnicas realizadas nas USFs contam com a participação do diretor de Gestão de Trabalho, Mário Ferreira; do gerente do Núcleo de Serviços da SMS, Luiz Roberto de Freitas; e dos técnicos da Divisão de Manutenção Roni Leite e Fernanda Belmonte. Os trabalhos começaram na USF Osvaldo Leite e nesta terça-feira, 7, a equipe visitará as unidades Niceu Dantas e Walter Cardoso. "Com base nas vistorias e nos projetos arquitetônicos das quatro unidades, estaremos apresentando ao secretário orçamentos para análise e posterior autorização das obras", informa Mário Ferreira.

Osvaldo Leite

Na USF Osvaldo Leite, os trabalhadores recepcionaram a equipe de vistoria e festejaram a iniciativa. A assistente social Rosely Anacleto e a dentista Vânia Cristina dos Anjos falaram em nome dos trabalhadores da unidade e apontaram sugestões. "Olhamos essa visita como uma porta de esperança para melhorarmos a nossa unidade e o nosso atendimento", disse Rosely Anacleto.

"A presença desses técnicos e a agilidade nas decisões demonstram uma desburocratização na relação entre nós e os gestores, o que possibilita uma interlocução mais imediata e articulada na solução dos problemas", avaliou Vânia Cristina.

Na Osvaldo Leite será necessária uma reforma de maior impacto. "O projeto de adequações prevê pequenas reformas na estrutura física interna, telhado, piso, esgotamento pluvial e sanitário. Já na USF Irmã Caridade, será necessária a ampliação de novos espaços para gabinete odontológico, dispensário de medicamento, recepção e banheiros", antecipa Luiz Roberto.