Maior árvore de Natal do mundo é acesa em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
04/12/2010 23h20
Início > Notícias > Maior árvore de Natal do mundo é acesa em Aracaju

Na noite deste sábado, 4, ao lado de centenas de aracajuanos e do governador Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da inauguração da tradicional Árvore de Luz, montada há 22 anos pela Energisa e considerada a maior árvore de Natal do mundo. Com 127,99 m de altura, o monumento de luz foi admirado pelo público na avenida Beira Mar, ao som da Orquestra Sanfônica de Aracaju e com direito a show pirotécnico.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, além de complementar a decoração natalina que já colore e ilumina as ruas e praças de Aracaju, a árvore de luz é um símbolo que contribui para o crescimento da cidade e para o clima de harmonia e união entre os aracajuanos.

"O mês de dezembro é um mês de reflexão e é um período de celebrar essa característica maravilhosa do povo de Aracaju, que é a fraternidade. Isso e a presença da maior árvore de Natal do mundo, além da cidade toda decorada com temas natalinos, atraem turistas à nossa capital, gerando emprego e renda, o que é muito importante para a cidade", afirmou Edvaldo.

O governador Marcelo Déda, que prestigiou a solenidade acompanhado da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, também ressaltou o clima de Natal já presente na cidade. "O momento em que todos se reúnem para assistir a essa iluminação já se integrou à nossa cultura e, ao longo dos anos, a árvore da Energisa se incorporou à paisagem natalina de Aracaju. Que bom que a árvore não vai brilhar sozinha, pois as ruas de Aracaju estão iluminadas com uma belíssima decoração feita pela prefeitura", elogiou o governador.

O presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento e comentou sobre a intenção da empresa fornecedora de energia ao erguer a árvore de luz. "A árvore é uma homenagem que a gente faz ao povo sergipano, de uma forma simples, mas de coração. E não sinto mais que ela é da Energisa, a árvore é de Sergipe e do povo sergipano", disse.

Encantamento

Os aracajuanos fizeram questão de contemplar a inauguração da árvore. Alguns assistiram o evento da varanda de seus apartamentos, outros chegaram cedo para acompanhar de perto a apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju.

A aposentada Noemi Barreto, de 74 anos, saiu de casa às 17h para garantir um bom lugar ao lado do palco montado na avenida Beira Mar. "Nunca perco uma inauguração dessa árvore que deixa a cidade ainda mais bonita. Em outros anos eu não conseguia curtir muito o show porque ficava longe, mas essa localização do palco ficou maravilhosa este ano!", destacou Noemi.

A festa da inauguração foi organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - Aracaju). Também colaboraram com a inauguração da árvore de luz a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Defesa Civil Municipal.

Estrutura

A Árvore de Luz, que chega a sua 22ª edição este ano, tem 127,99 metros de altura, o equivalente a um prédio de 47 andares. Toda a estrutura é composta por 2.630 lâmpadas strobes (que dão o efeito pisca-pisca) e 19.610 incandescentes.

Com a energia utilizada pela árvore seria possível iluminar uma cidade do porte de Muribeca, mas, segundo o assessor de comunicação da Energisa, Augusto Aranha, isso não irá interferir no fornecimento de energia na capital. "A rede é preparada para fornecer a energia da árvore de forma independente. Temos cerca de 1km de fios de alta tensão e transformadores próprios, levando a eletricidade diretamente até o local sem afetar a energia da cidade", explicou.