Plano de Combate às DSTs e Aids é discutido

Saúde
06/12/2010 17h20
Início > Noticias > 44005

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 6, no Núcleo Permanente de Saúde, uma reunião ampliada para construção do Plano de Ações e Metas 2011 do Programa de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais de Aracaju.

Durante o encontro foram discutidas 17 metas a serem cumpridas no próximo ano e, para atingir os objetivos, foram propostas várias ações. De acordo com o coordenador do programa, Andrey Lemos, a elaboração do Plano de Ações e Metas é feita tanto por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como pela sociedade em geral.  

"A discussão é realizada no âmbito intrasetorial e intersetorial, ou seja, o plano também é discutido com outros setores da SMS e com a sociedade civil organizada", explica Andrey, afirmando que a SMS conta com o apoio do Fórum Sergipano de Organizações Não Governamentais, que atua na prevenção dessas doenças.

Metas

Entre as metas a serem cumpridas estão: disponibilizar 100% dos medicamentos para DST; até dezembro de 2011, manter a cobertura do diagnóstico da infecção pelo HIV e Sífilis; oferecer assistência multiprofissional a 100% dos pacientes com DST que buscam os serviços nas unidades de saúde, até dezembro de 2011; garantir a 100% das gestantes HIV+, usuárias do SUS, residentes no município de Aracaju, acesso a profilaxia para transmissão vertical, até dezembro de 2011.

Também participaram do encontro coordenadores dos programas Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Programa de Combate à Tuberculose, além de representantes da Rede de Atendimento Especializado.