Repórter da Secom recebe Prêmio Setransp de Jornalismo

Comunicação Social
07/12/2010 11h50

Na noite dessa segunda-feira, 6, jornalistas, empresários e autoridades sergipanas se reuniram no Espaço Sobre as Ondas para a entrega do Prêmio Setransp de Jornalismo, que teve como tema ‘Mobilidade urbana: soluções e riscos de não priorizá-la'. Foram 53 trabalhos inscritos em quatro categorias, disputadas entre 38 profissionais de rádio, televisão, mídias impressa e eletrônica e fotografia.

Entre os 14 profissionais da comunicação premiados estava a repórter da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Najara Lima. Vencedora do segundo lugar na categoria Mídia Impressa, Najara abordou um tema importante para a qualidade de vida dos aracajuanos com necessidades especiais: a acessibilidade.

Para transformar em palavras as dificuldades reais vividas diariamente pelos deficientes físicos e cadeirantes, a repórter acompanhou de perto o cotidiano de seu personagem, que teve sua locomoção comprometida pela paralisia infantil.

"Era uma vontade minha fazer uma matéria que falasse da dificuldade da pessoa com deficiência. Não adiantaria escrever sem acompanhar e entender a realidade dele. Eu descobri um mundo novo, e senti, antes mesmo de escrever meu texto, que aquele dia já tinha sido válido pela experiência que tive", relembra Najara.

Avanços

Entre as questões abordadas na reportagem, a jornalista ressaltou algumas ações de promoção da acessibilidade realizadas pela Prefeitura de Aracaju. Além da renovação da frota de ônibus, que já conta com mais de 100 veículos adaptados para cadeirantes, praças e outros espaços públicos construídos pela administração municipal também são de fácil acesso, uma vez que contam com rampas, piso tátil e vagas especiais de estacionamento.

"Muita coisa os deficientes percebem que já melhorou muito e em um curto espaço de tempo, principalmente com relação ao acesso ao transporte coletivo e espaços públicos. Muito ainda precisa ser feito, mas a cidade está no caminho certo", acredita a repórter.

A matéria foi publicada no Jornal da Cidade, com fotos do repórter fotográfico Alejandro Zambrana, que também faz parte da equipe de jornalismo da Secom. "A parceria com o fotógrafo foi fundamental porque ele se envolveu muito com o tema e isso me ajudou bastante", ressalta a jornalista premiada.