Prefeitura apóia cortejo em homenagem a Oxum

Cultura
07/12/2010 14h51

Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de Aracaju apóia o bloco Afoxé Omo Oxum, que desfilará nesta quarta-feira, 8, na Orla de Atalaia, em comemoração do Dia de Oxum, orixá das águas doces e deusa da beleza, da riqueza e da prosperidade. Na tradição católica, Oxum é representada por Nossa Senhora da Conceição, padroeira da capital.

A concentração do bloco será às 19h, em frente ao Sesc Atalaia. O bloco percorrerá a Passarela do Caranguejo, com parada final nos Arcos da Orla, onde o cortejo será encerrado com o show da cantora Carla Cristina, ex-vocalista da banda ‘As Meninas'. 

Segundo a coordenadora do afoxé, Sara Lessa, a estimativa é que este ano mais de 3.000 mulheres participem do desfile. "Cada ano que passa esse número aumenta. A expectativa está muito grande e estamos ensaiando há mais de dois meses. Como é um evento gratuito, aberto, o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado é muito importante", ressalta.

Sara conta ainda que o cortejo tem como um dos objetivos principais, além de reverenciar Oxum, diminuir a discriminação contra as mulheres negras e a religião africana. "É uma forma de colocarmos a cara na rua, de quebrar os preconceitos e de valorizar as mulheres, seguidoras dos cultos afros ou não", diz. 

Sincretismo

Durante as homenagens a Oxum e a Nossa Senhora da Conceição, seguidores do candomblé participam da tradicional lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Aracaju, marcando o sincretismo religioso entre o catolicismo e as religiões de matriz africana.