Grupo de trabalho formado por coordenadores escolares encerra atividades

Educação
07/12/2010 17h49

A sensação de dever cumprido prevaleceu entre os coordenadores escolares da rede municipal de ensino ao analisarem, com o auxílio da secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, as ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju no âmbito da educação. Reunidos no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), na manhã desta terça-feira, 7, eles participaram da última reunião do grupo de trabalho que tem como objetivo discutir o gerenciamento das atividades que visam a melhoria da qualidade do ensino.

"O último encontro serviu para que fizéssemos um balanço do ano de 2010, relembrando conquistas passadas e nos inspirando para o alcance de metas futuras", declarou Tereza Cristina, antes de destacar importantes itens, como a criação de quatro novas unidades escolares, entre elas, as escolas municipais de educação infantil (Emeis) Drº Fernando José Guedes Fontes e Profª Etelvina Amália de Siqueira.

O redimensionamento do uso do espaço escolar foi destacado como uma das prioridades da Semed para melhor atender às demandas das comunidades, ao passo que as reformas executadas em 14 escolas, bem como a conquista de convênio de manutenção, a construção de quadra coberta em quatro unidades de ensino e a melhoria da estrutura física do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), foram lembradas com alegria pelos participantes.

"O incentivo à produção artística e literária tem trazido grandes benefícios para a educação municipal. Promovemos o ‘1º Concurso Artístico-literário da Rede Municipal de Ensino', as ‘Olimpíadas Acadêmicas', as atividades alusivas ao Sesquicentenário de Aracaju, entre outras. Lembramos também da formação continuada que em muito tem dado suporte aos que trabalham por uma educação de qualidade", acrescentou a secretária Municipal da Educação, se referindo ao Programa Horas de Estudo, que é oferecido para todos os segmentos da escola: educadores assistentes de creche, professores, suportes pedagógicos, servidores administrativos e coordenadores escolares.

A atenção merecida aos parâmetros da política nacional de educação deu margem para as discussões sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos na rede municipal de ensino, do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), o lançamento do Programa de Conteúdos Curriculares da Rede Municipal de Ensino, a realização de concurso público para professores, de processo seletivo para educadores assistentes de creche, entre outros aspectos.

"Devemos lembrar também do acompanhamento dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que por sinal tem sido sempre crescente, tanto da 4ª série, quanto da 8ª série do ensino fundamental. A implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil também deve ter notoriedade em virtude do grande passo dado pela administração municipal a favor de uma educação infantil de qualidade, sem falar na implantação das salas de recursos multifuncionais, no processo de informatização das escolas, na participação na elaboração do ‘Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas' e na importância do Programa Brasil Alfabetizado", destacou ainda Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

A reunião do grupo de trabalho formado pelos coordenadores escolares foi encerrada com uma homenagem feita pelos técnicos da Semed aos participantes. O momento foi celebrado com a distribuição de cestas natalinas, a troca de abraços fraternos e de inúmeros votos de felicidade e prosperidade para o ano novo que se aproxima.