Mulheres do Bugio participam de palestra sobre câncer de útero

Saúde
07/12/2010 17h56

A melhor arma contra a doença é a prevenção. Sabendo disso, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Lauro Dantas, no bairro Bugio, está levando informações sobre saúde e prevenção para mulheres assistidas pelo Programa Bolsa Família. Nesta terça-feira, 7, cerca de 130 mulheres participaram de uma palestra sobre câncer de colo do útero no Colégio Estadual Francisco Rosa.

A palestra de hoje foi a segunda realizada na unidade para beneficiários do Bolsa Família. A iniciativa é da assistente social da USF, Ana Paula Vilas Boas. "As mães e crianças assistidas pelo Programa Bolsa Família procuravam a unidade somente por conta desse benefício. Eu sentia que faltava algo para elas, que precisavam não somente de apoio financeiro, mas de acesso a informações sobre assuntos que pudessem melhorar à realidade de vida delas", destacou.

Elenice Maria Vasconcelos, apesar de se submeter uma vez por ano ao exame citológico preventivo do câncer do colo do útero, contou que tudo que sabia sobre a doença era resultado de uma vaga leitura sobre o assunto. "Essa é a primeira vez na vida que tenho a oportunidade de participar de uma palestra sobre esse tema. Agora eu sei mais sobre câncer do colo do útero", disse a dona de casa, que há um ano é assistida pelo Bolsa Família.

Parcerias

A ação informativa contou com a parceria de lojas e outros estabelecimentos locais, que doaram bijuterias, produtos de beleza, artigos para o lar e calçados como uma forma de estímulo à participação das mulheres. O Programa Municipal Saúde da Mulher também participou ativamente da atividade com orientações sobre o exame preventivo do câncer de mama.

"Toda mulher que não estiver amamentando deve examinar constantemente as mamas. Se estiver saindo secreção ou se for verificada qualquer outra espécie de alteração, deve-se procurar atendimento médico. Muitas têm medo e acabam fazendo um auto-diagnóstico. O câncer, em algumas situações, pode ser curado, principalmente se for descoberto no início. Por isso, a mulher que notar qualquer alteração nas mamas deve procurar imediatamente uma unidade de saúde", orientou a coordenadora do Programa Municipal Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila.

Ainda de acordo com ela, o número de mulheres infectadas pelo vírus da Aids vem crescendo entre as mulheres casadas. "Por isso é importante que as mulheres aprendam a negociar com os seus maridos o uso do preservativo durante as relações sexuais do casal", pontuou.

Pesquisa

As mulheres que participaram da ação tiveram agendado o exame preventivo do câncer de útero (HPV), conhecido popularmente como papanicolau. "Também aproveitamos a oportunidade para aplicar um questionário de pesquisa sobre a percepção das mulheres sobre o HPV, a formas de contágio, sintomas, tipologia da doença, entre outras informações às quais elas tiveram acesso", disse o enfermeiro da USF Lauro Dantas, Antônio Jaime Barros.