Silvio Santos inaugura presépio da Sementeira

Agência Aracaju de Notícias
07/12/2010 22h17

Logo na entrada do parque, a chuva de estrelas lançadas por anjos iluminados anunciava o que os visitantes encontrariam logo adiante. E em meio ao verde da Sementeira surgem os contornos de uma Belém de mais de dois mil anos. Lá dentro, animais, os três reis magos, José, Maria e a figura central do grande cenário montado pela Prefeitura de Aracaju: o menino Jesus.

Foi nesse espaço repleto de magia e encantamento, inaugurado pelo vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, na noite dessa terça-feira, 7, que meninos e meninas, adultos e idosos lembraram o verdadeiro significado do Natal. O evento, com direito a show pirotécnico, bênção do Monsenhor Carvalho e apresentação do Quinteto Sanfônico de Aracaju, foi marcado pela encenação do nascimento de Cristo, a primeira de muitas que serão realizadas no local.

Segundo o vice-prefeito, a intenção da Prefeitura de Aracaju ao montar o presépio no Parque da Sementeira é fazer com que as pessoas saibam que o Natal é muito mais do que presentes. "Queremos que as pessoas conheçam a história do nascimento de Jesus e que isso ajude a espalhar a paz, o amor e a harmonia na nossa cidade", disse Silvio Santos, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira na inauguração.

Em nome da Arquidiocese de Aracaju, o Monsenhor Carvalho parabenizou a iniciativa da PMA. "Esse presépio chama atenção para esse fato importantíssimo, ocorrido há 2010 anos, que foi o nascimento de Cristo. Contemplando esse cenário, devemos nos recordar da mensagem que Ele deixou ao mundo: os homens são irmãos uns dos outros e por isso devemos construir uma sociedade fraterna e pacífica, com Deus no coração", lembrou.

Encenação

Até o dia 6 de janeiro, o presépio ficará aberto diariamente das 9 às 22h. As encenações, que têm a participação de quatro atores, acontecem às 19, 20 e 21h, e são gratuitas. Narrada por dois anjos, a peça tem 18 minutos de duração e muitos efeitos especiais. Um deles é a aparição do Anjo Gabriel numa tela especial, semelhante a uma grande TV, confeccionada com um tecido importado.

O anjo ‘virtual' contracena com atores reais, que interpretam os papeis de José e Maria. Também é utilizado um trilho para a entrada de elementos cênicos. Para que tudo saísse conforme o planejado e para garantir o sincronismo entre as imagens do ator na TV e os atores em cena, a peça foi ensaiada por cerca de 60 dias.

Cenário

Com 980 m², o presépio é assinado pelo artista plástico Ivo Gato, também responsável pela encenação do nascimento de Jesus e pela decoração natalina das ruas, avenidas e prédios históricos. São 30 figuras humanas e animais em tamanho real, feitas em fibra de vidro. De acordo com ele, o projeto começou a ser concebido em junho e é resultado de pesquisas minuciosas sobre o nascimento de Jesus.

"Pesquisamos, inclusive, como era a arquitetura da cidade e que roupas as pessoas vestiam naquela época. A equipe que cuidou de tudo isso é formada por marceneiros, pintores, decoradores, eletricista, artistas plásticos, figurinistas, costureiras. O trabalho realmente foi muito grande, mas estou extremamente satisfeito", afirmou Ivo Gato ao final da encenação inaugural, enquanto recebia os cumprimentos e elogios de pessoas que se disseram encantadas com o cenário e com a peça.

Satisfação

Assim como Ivo Gato, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, que coordena o projeto de decoração natalina de Aracaju, também disse ter ficado feliz com o resultado final. "É um desafio muito grande tentar melhorar uma coisa que a população já aprova, como é o caso da decoração natalina. Mas a cada ano buscamos nos superar para transformar Aracaju em referência para o país", ressaltou.

Segundo Lucimara, a intenção do prefeito Edvaldo Nogueira é fazer de Aracaju um pólo de visitação turística nos festejos de fim de ano, sendo a decoração natalina um dos atrativos da cidade. "Esse presépio é parte importante do projeto de decoração natalina. Este ano aumentamos o espaço, que já estava pequeno para o número de visitantes. Também criamos uma ‘boca de cena' de 4m que se abre para a encenação da peça. Trazemos sempre elementos novos, mas sem esquecer o principal, que é a história do nascimento de Jesus".

Em família

A assistente social Larissa Leite foi conferir a inauguração do presépio e ficou fascinada. "É a primeira vez que venho com minha família e gostei muito. Foi meu filho João Pedro, de 3 anos, que pediu para estar aqui hoje. Sempre que passávamos de carro e via o presépio sendo montado, ele dizia que queria entrar, ver mais de perto, e nós dizíamos que tinha que esperar a inauguração. Ele realmente estava muito ansioso", contou.

O pai do pequeno João, Pedro Carneiro, destacou que o presépio resgata a religiosidade que envolve o Natal e que muitas vezes é esquecida. "Levamos nosso filho para ver a chegada do Papai Noel no Centro e o acendimento de árvore de luz da Energisa. Hoje, aqui no presépio, ele está tendo a oportunidade de conhecer mais sobre a história do nascimento de Jesus, que é o verdadeiro sentido do Natal".

Parceria

Durante a inauguração do presépio do Parque da Sementeira, foi apresentado o cartão telefônico especial com estampa do Natal de Luz de Aracaju, fruto de uma parceria entre a Oi e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

O cartão, que traz uma foto da Catedral Metropolitana repleta de luzes, feita pelo fotógrafo Silvio Rocha, será comercializado em todo o Brasil durante o mês de dezembro. Foram produzidas 100 mil unidades com o intuito de divulgar a beleza da decoração natalina da capital sergipana e atrair visitantes nesta época do ano.