O presépio de Aracaju, montado no Parque da Sementeira, foi um dos destaques do programa 'Estudio i', veiculado pelo canal Globo News. As imagens do presépio foram mostradas ao vivo na tarde da última quarta-feira, 8, e apresentadas nacionalmente pela repórter da TV Sergipe Lanne Pacheco, que detalhou todo o trabalho de construção do local, considerado neste fim de ano um dos pontos turísticos da capital sergipana.
"É sempre uma ótima oportunidade mostrar para todo o país o que Aracaju preparou para o Natal e Ano Novo. Como todos os anos, o presépio possui novidades e é um atrativo que agrada aracajuanos e turistas. Isso demonstra o grande trabalho que a Prefeitura de Aracaju vem realizando para valorizar a nossa capital", enfatiza Lucimara Passos, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e coordenadora da decoração natalina na cidade.
O 'Estudio i' é apresentado pela jornalista Maria Beltrão e vai ao ar de segunda à sexta-feira, a partir das 13 horas. O programa traz entrevistas e debates com convidados, além de comentários e informações gerais sobre os principais fatos do Brasil e do mundo.
Presépio
O presépio foi inaugurado na última terça, 7, pelo vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos. Até o dia 6 de janeiro, o presépio ficará aberto diariamente das 9 às 22h. As encenações do nascimento de Jesus, que têm a participação de quatro atores, acontecem às 19, 20 e 21h, e são gratuitas. Narrada por dois anjos, a peça tem 18 minutos de duração e muitos efeitos especiais. Um deles é a aparição do Anjo Gabriel numa tela especial, semelhante a uma grande TV, confeccionada com um tecido importado.
O anjo ‘virtual' contracena com atores reais, que interpretam os papeis de José e Maria. Também é utilizado um trilho para a entrada de elementos cênicos. Para que tudo saísse conforme o planejado e para garantir o sincronismo entre as imagens do ator na TV e os atores em cena, a peça foi ensaiada por cerca de 60 dias.
Com 980 m², o presépio é assinado pelo artista plástico Ivo Gato, também responsável pela encenação do nascimento de Jesus e pela decoração natalina das ruas, avenidas e prédios históricos. São 30 figuras humanas e animais em tamanho real, feitas em fibra de vidro. De acordo com ele, o projeto começou a ser concebido em junho e é resultado de pesquisas minuciosas sobre o nascimento de Jesus.
"Pesquisamos, inclusive, como era a arquitetura da cidade e que roupas as pessoas vestiam naquela época. A equipe que cuidou de tudo isso é formada por marceneiros, pintores, decoradores, eletricista, artistas plásticos, figurinistas, costureiras. O trabalho realmente foi muito grande, mas estou extremamente satisfeito", afirma Ivo Gato.