O Programa Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2010. O foco de atuação do programa é a disseminação de hábitos alimentares saudáveis e o incentivo à prática de atividades físicas. Também neste ano houve um reforço no combate ao tabagismo, além das ações do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Cultura da Paz.
O combate ao sedentarismo faz parte das ações prioritárias da Prefeitura Municipal de Aracaju desde 2004 com a criação do Programa Academia da Cidade. "Ao longo do ano continuamos a avançar mostrando que Aracaju promove qualidade de vida. No desenvolvimento sustentável da cidade a política de promoção à saúde articulada intra e intersetorialmente denotam que estamos no caminho", diz a coordenadora do programa, Sayonara Carvalho.
Ela explica que nos últimos meses foram vários os avanços, como por exemplo a ampliação dos horários nos 15 pólos do programa; integração da Academia da Cidade com a atenção básica: as Unidades de Saúde passaram a encaminhar usuárias para o programa e vice-versa, caminhando para a integração; realização de práticas corporais em duas Unidades de Saúde ofertando yoga e danças e parceria com o Asilo Rio Branco no cuidado da terceira idade e no trabalho de mobilização do Dia do Idoso.
Alimentação
A promoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis obedece às diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Aracaju desenvolveu uma série de ações com o objetivo de levar à população da capital hábitos de vida saudáveis também na mesa. "Realizamos atividades e oficinas educativas sobre alimentação saudável, enfocando os recursos regionais e de baixo custo direcionados à grupos de vulnerabilidade portadores de doenças crônicas [obesidade, HAS, DM, dislipidemias, etc]", explicou Sayonara.
Além disso, foram realizadas qualificações profissionais e parcerias importantes como o suporte dado nas sessões especiais da Câmara Municipal dos Vereadores, na mídia local, com proprietários de escolas particulares e cantineiros. A meta foi esclarecer sobre importância da regulamentação a Lei Municipal 3.814/2010, que trata da alimentação saudável nas escolas.
Tabagismo
Este ano uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que Aracaju é a capital brasileira com menor número de fumantes. "O Dant atuou em parceria com a Vigilância Sanitária do município com o objetivo diminuir ainda mais o número de fumantes em nossa capital", afirmou a coordenadora. Entre as ações, está a normalização dos medicamentos para tratamento de fumantes no ambulatório do Hospital Universitário; parceria com a Vigilância Sanitária Municipal na Campanha 'Respire Qualidade de Vida: Aracaju sem Cigarros' e ações de educação e saúde nas escolas para adolescentes e jovens.
Combate à violência
O Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Cultura da Paz notificou 305 casos de violência contra crianças e adolescentes para os Conselhos Tutelares e 40 casos de violência contra o idoso no SALVE (Aviso Legal) para a Delegacia de Grupos Vulneráveis. "Também implantamos oito unidades de referência na atenção básica para notificação compulsória de violência; e participamos dos 16 dias de ativismos no combate à violência contra a mulher. Este foi, sem dúvidas, um ano bastante produtivo", analisa Sayonara Carvalho.