Edvaldo entrega laptops a alunos da rede municipal

Educação
09/12/2010 18h42
Início > Noticias > 44047

Navegar na internet, desbravar o universo virtual e ter acesso ao conhecimento vasto, dinâmico e gratuito. Essa é a mais nova prática pedagógica de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, que nesta quinta, 9, receberam do prefeito Edvaldo Nogueira 540 laptops de quatro gigabytes e tela de sete polegadas. A unidade escolar é a primeira da capital sergipana a ser beneficiada pelo projeto ‘Um Computador por Aluno' (UCA), criado pelo Governo Federal com o objetivo de promover a inclusão digital e a utilização da informática como ferramenta pedagógica.

"Hoje é um dia muito importante para a mim. Estou muito alegre, pois a busca pela qualidade da educação de Aracaju tem sido uma luta diária nessa minha administração. Precisamos melhorar cada vez mais e esta ação de hoje é um marco para os alunos da escola pública da nossa capital. Com o computador em mãos, as portas do conhecimento estão abertas para todos vocês e peço que todos façam bom proveito dessa moderna ferramenta do conhecimento", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Compartilhando do mesmo sentimento de alegria, a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, destacou a amplitude de conhecimento que o moderno equipamento proporcionará a cada estudante. "Esse laptop deve servir de pesquisa para todos, para que possam aprender mais e melhor. Vocês estão recebendo uma ferramenta inigualável de conhecimento que com certeza irá trazer uma maior qualidade ao nosso ensino", disse.

Dinâmica

De acordo com a coordenadora da Emef Maria Thétis Nunes, Ednalda Fereira Barros, os computadores portáveis distribuídos entre os alunos ficam sob a responsabilidade dos pais, podendo as máquinas serem levadas para suas respectivas residências. "Todo aluno pode levar para casa, mas o acesso à internet ele tem somente na escola, onde possuímos a internet disponibilizada pelo sistema Wireless", explicou.

Em relação ao uso dos laptops na sala de aula, a coordenadora destaca que ficará por conta de cada professor utilizar a moderna ferramenta pedagógica. "Todos estão sendo capacitados e estão livres para trabalhar em sala a sua disciplina com os alunos. Temos visto uma boa aceitação do novo processo tanto por parte dos alunos quanto dos professores", destacou Ednalda.

Para o coordenador municipal do projeto UCA, Neusvaldo Lima, a iniciativa incita a uma transformação no processo pedagógico. "É uma grande mudança no acesso ao conhecimento à informação. Tanto os professores como os alunos estão empolgados com a novidade, a qual se estende às famílias dos estudantes e gera mais transformações. É o acesso digital à comunidade", afirmou Neusvaldo.

Conteúdo

Com 512 megabytes de memória, bateria com duração de até três horas e sistema Linux, os computadores possuem ferramentas de internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas. Com a disponibilidade da rede Wireless por toda a escola, os alunos podem ter acesso aos mais variados sites e informações, mas com restrições.

"As páginas e conteúdos de pornografia foram bloqueados para maior segurança. O restante é livre. A ideia é permitir que os alunos e professores abusem da criatividade na busca pelo conhecimento nesse imenso universo virtual que possui muitas informações valiosas", afirmou o coordenador municipal do UCA, Neusvaldo Lima.

Satisfação

Com os olhos vidrados na tela e dedos ágeis sobre o teclado, a aluna Ivany Andrade Silva, do 8º ano, mostra sua familiaridade com a máquina, ainda que não possua um computador em casa. "A gente aprende rápido. Essa é uma novidade que chega para os ainda mais interessados pelos estudos. Estou muito feliz e o que mais gosto é de poder ficar informada sobre tudo o que acontece no mundo", declarou Ivany.

Entre uma e outra pesquisa sobre regras gramaticais, o aluno Yuri Caike da Silva Santos afirma que também utiliza o computador para brincar. Mas tudo no seu tempo. "Tem hora de brincar e hora de estudar. Eu gosto muito de Português e tenho feito pesquisas, mas também adoro os jogos da internet", frisou.

Para Emily Marques, que recebeu o computador portátil das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira, estudar ficou ainda mais prazeroso. "Achei ótimo o projeto de um computador para cada aluno, pois estimula ainda mais a nossa vontade de estudar. É tudo mais rápido e acessível", garantiu.

Capital Digital

Com entusiasmo, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o lançamento do projeto Aracaju Digital nesta sexta, 10, às 16h, no Parque da Sementeira, e afirmou que expandirá o UCA para outras unidades de ensino do município. "Até 2012 a minha intenção é deixar 50% das escolas com esse projeto. Amanhã estaremos lançando a internet gratuita no Parque da Sementeira, onde será possível os frequentadores terem acesso ao universo virtual", ressaltou.

O prefeito disse ainda que a Prefeitura Municipal de Aracaju está estudando a possibilidade de disponibilizar internet gratuita em um bairro da cidade. "Esse é um projeto que estamos avaliando e que em breve colocaremos em prática. A minha intenção é fazer com que, até 2012, 30% da cidade esteja coberta por internet gratuita. Quero fazer de Aracaju a capital digital brasileira", declarou.