Defesa Civil faz balanço das ações em 2010

Governo
10/12/2010 11h22

No ano de 2010 a Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou um trabalho de prevenção e atuou de forma intensa para preservar ao máximo a integridade física dos aracajuanos. Os danos ocasionados pelas fortes chuvas de verão foram atenuados graças a ação conjunta de diversas secretarias, sobretudo em áreas de risco.

Em dezembro de 2009 ocorreu a Operação Verão, coordenada pela Defesa Civil, que se reuniu com diversos órgãos da PMA com o objetivo de preparar a equipe para atuar nos períodos das chuvas intensas do verão.  O foco principal foi o monitoramento das áreas mais vulneráveis para que a população ficasse protegida.

Trabalho semelhante foi realizado antes do inverno, que felizmente em 2010 não foi tão intenso. Nos períodos de normalidade ocorreram as ações de prevenção junto à população, como as palestras realizadas nas comunidades e universidades. Também foi feita a atuação em eventos municipais de grande repercussão nacional, como o Forró Caju, o Pré-Caju e o Réveillon.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura Neto, considera positiva a atuação deste setor da prefeitura, que cumpre o tripé básico exigido pela equipe: articulação, integração e mobilização entre órgãos. Exemplo disso foi a I Conferência Municipal de Defesa Civil, em fevereiro deste ano, que reuniu mais de 100 pessoas. Esse espaço gerou a Conferência Estadual, reunindo diversos órgãos municipais de Defesa Civil de Sergipe, que culminou com etapa nacional.

Papel

O papel da Defesa Civil é detectar o problema, através dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), e encaminhar a situação para outros órgãos do município que têm as condições adequadas para atender as demandas. Estão associadas a esse trabalho a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de outras secretarias que se fizerem necessárias.