PMA reúne gestores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação

Planejamento e Orçamento
10/12/2010 18h22

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria de Planejamento, realizou nesta sexta-feira, 10, o Fórum Regional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido em parceria com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Ciência e Tecnologia. 

O encontro visa articular os secretários municipais do estado e estreitar as relações com órgãos dos governos federal e estadual. "Se faz necessário dialogar sobre ciência e tecnologia no atual momento de desafio de desenvolvimento que vive o nosso país. Estamos aqui hoje para construir caminhos que apontem para o fortalecimento da função do Estado de produção de conhecimento voltado para a sociedade", afirmou o presidente do Fórum Nacional, Silvio Roberto Ramos.

"Esse é um encontro que tem como um dos seus objetivos a conscientização da necessidade da inovação nesse mundo já tão informatizado. É uma vitória muito importante conseguir trazer dirigentes que trabalham, conhecem e divulgam informações sobre ciência, tecnologia e informação", declarou o secretário de Planejamento de Aracaju, Dulcival Santana.

O Fórum é uma grande rede de relacionamento, integração e troca de experiências. "Dentro dessa perspectiva de discussão sobre inovação trazida pelo Fórum Nacional nesta reunião, a Prefeitura de Aracaju participou do Fórum de Internacional da Criatividade, onde foram discutidos criatividade, inovação e desenvolvimento, trazendo benefícios para Aracaju através da elaboração de projetos sustentáveis e inovadores", disse Dulcival.

Parceiros

O uso da ciência e tecnologia para a melhoria da qualidade de vida do aracajuano já é realidade. Segundo o representante do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Orlando Oliveira Silva, atualmente o IFS também está incorporado ao Fórum Nacional, e esse debate já está sendo disseminado na capital e no interior do estado. "Estamos à disposição do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, inclusive hoje contamos com um quadro de 45 doutores e 120 mestres na nossa instituição, com o objetivo de desenvolver a pesquisa aplicada voltada às demandas da sociedade", afirmou.

Sergipe está em um lugar privilegiado no cenário nacional de investimentos na área de ciência e tecnologia. "Em apoio em pesquisas e extensão, Sergipe avançou em 0,6% do PIB. Esse é um avanço que é respaldado, principalmente, pela expansão da UFS, Unit e IFS. Esse resultado permitiu ampliar os recursos humanos, através de bolsas, e produção de conhecimento com o apoio dos secretários e captação de recursos federais", afirmou Silvio Roberto Ramos.

Fórum Nacional

O Fórum foi criado em 2001, atualmente conta com cerca de 150 municípios associados e tem atuado para divulgar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), capacitar agentes públicos para a elaboração de projetos e a estruturação de núcleos no âmbito dos municípios, construir redes de relacionamento e articulação, identificar demandas e oportunidades de projetos e ações de CT&I nos municípios.

Outro objetivo do Fórum Nacional é promover a integração das políticas governamentais de CT&I nos níveis municipal, estadual e nacional, com o estabelecimento de estratégias comuns de parcerias e apoio mútuo.