Operação Todos contra Dengue mobiliza o Siqueira Campos

Saúde
10/12/2010 19h31

Os trabalhos de combate e prevenção da ‘Operação Todos contra a Dengue' chegaram nesta sexta-feira, 10, ao bairro Siqueira Campos. As forças de limpeza e extermínio de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti reuniram mais de 200 agentes de endemias e 36 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

"Estamos visitando mais de 80% da área do bairro, o que significa a cobertura de mais de 6 mil imóveis somente no dia de hoje. Neste sábado iremos completar a área restante. A ação desta sexta-feira abrange desde a área nas proximidades do prédio da Polícia Federal até às locações da avenida Rio de Janeiro, fechando quase todo o bairro", explicou o supervisor geral da ação de hoje, Sergio Sá.

Nas visitas domiciliares os agentes de endemias orientam os moradores sobre como evitar locais propícios ao desenvolvimento dos ovos do mosquito. Se for identificado algum foco em desenvolvimento, o agente realiza a limpeza focal com a aplicação do larvicida. Já os agentes do Centro de Controle de Zoonoses trabalham realizando a limpeza perifocal em casas abandonadas e fazem a dedetização nas paredes das casas, próximo aos possíveis depósitos dos ovos do mosquito.

"Antes do mosquito se dirigir aos depósitos ele acaba pousando na parede e assim é pego pela ação do inseticida. O ovo do mosquito pode resistir até 450 dias em superfícies ressecadas, assim que houver contato com a água o ovo volta a se desenvolver. Cuidado com os locais propícios à proliferação dos ovos do mosquito, não permita o acúmulo de água", orientou Sérgio Sá.

Bota-fora

A operação contra a dengue incentivou os moradores do bairro a fazer o ‘bota-fora' de todo lixo e entulho que ficam acumulados no fundo dos quintais e não podem ser recolhidos pelo carro de limpeza comum. "Trinta e seis agentes de limpeza, um caminhão de carroceria aberta, oito caçambas basculantes, uma máquina retroescavadeira e um caminhão compactador estiveram atuando na operação de hoje. A expectativa é que se recolha uma média de seis toneladas de entulho no bota-fora, grande parte desse material é de resíduos de construção e demolição, móveis e eletrodométicos velho e galhos de árvores", informou o supervisor de limpeza pública da Emsurb, José Roberto Gomes.

Segundo o supervisor, parte do entulho recolhido durante a operação é encaminhado a cooperativas de catadores. A outra parte é descartada no aterro sanitário do bairro Santa Maria. "É importante que a população colabore não descartando lixo de forma inadequada. Vale ressaltar que a Emsurb disponibiliza um canal aberto para a população através do número 0800-284-1300, caso precise solicitar a limpeza de uma determinada área e o descarte de objetos grandes que não são levados pelo carro de lixo comum", destacou José Roberto.

Ação educativa

O trabalho de combate à dengue no Siqueira Campos contou com uma ação educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo. A ação envolveu escolas públicas da localidade e usuários presentes à unidade na manhã de hoje. Palestras e maquetes informando o riscos da dengue foram direcionados a estes dois públicos.

Os estudantes da Escola Estadual Presidente Vargas, Miguel Ângelo Santos Pereira e Paula Raianne Santos, ambos com 13 anos de idade, tinham na ponta da língua as noções que aprenderam durante a palestra."Não pode jogar lixo em terrenos baldios, nem deixar garrafas com a boca para cima, tem que virar para baixo. É importante tampar as caixas d'água e preferir colocar terra nos vasos de flores no lugar de água, ou optar por flores artificiais nos cemitérios. Também é necessário colocar telas de proteção em depósitos de água", lembraram os adolescentes.