Auxiliares em saúde bucal proferem palestras educativas

Saúde
10/12/2010 16h48

Na manhã desta sexta-feira, 10, auxiliares em saúde bucal apresentaram para a comunidade, membros do Conselho Local de Saúde e funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo Leite informações sobre a importância da vitamina 'A' para o desenvolvimento das crianças. O evento faz parte dos projetos de intervenção em saúde bucal que estão sendo desenvolvidos em quatro Unidades de Saúde da Família da capital.

Cerca de 40 auxiliares de saúde bucal da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estão envolvidos nessa ação e as temáticas dos projetos abordam quatro indicadores de saúde e sua interface com a saúde bucal: pré-natal, citologia oncótica, Vitamina A, vacinação para DT e Hepatites Virais.

De acordo com a auxiliar Allania Patrícia é essencial mobilizar a população e os profissionais para serem multiplicadores dessas informações. "A falta dessa vitamina pode gerar sérios problemas para o desenvolvimento da criança, além da possibilidade de causar infecções relacionadas à sua falta" disse Allania.

A cirurgiã-dentista da unidade, Vânia Cristina dos Anjos, disse que iniciativas como essas são muito importantes para melhorar os indicadores e valorizar a saúde da população. "É sempre bom poder trabalhar a valorização da saúde. Esse envolvimento da odontologia também é muito importante porque é mais uma porta de entrada para o reconhecimento e conscientização da população sobre a importância de sua saúde" destacou.

Divulgação

Todos os projetos também serão apresentados no dia 15 de dezembro, durante encerramento do primeiro modulo do Curso Técnico de Saúde Bucal, promovido pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS). O ETSUS fica localizado na Avenida Carlos Bulamarqui, nº 814.

De acordo com a técnica do Programa de Saúde Bucal, Agda Oliveira, além da unidade Oswaldo Leite, também foram feitas intervenções educativas nas unidades Augusto Franco, Onézimo Pinto e Marx Carvalho.

"A divulgação dos projetos na rede de Atenção Básica de Aracaju tem o objetivo de sensibilizar os profissionais dos Programas de Saúde da Família e fortalecer a boa relação com o controle social e a intersetorialidade na rede de saúde pública de Aracaju", analisa Agda.      

Vitamina A

As principais funções da vitamina A são: redução da gravidade das infecções, aumento das chances de sobrevivência das crianças, auxílio no crescimento do feto e da criança e participação na construção do processo visual. Já a falta dela em seu organismo pode causar desde diarréias até cegueira irreversível em crianças.