Prefeito lança projeto Aracaju Digital

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2010 18h49

O prefeito Edvaldo Nogueira lançou nesta sexta-feira, 10, o projeto ‘Aracaju Digital'. A solenidade aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira), local onde foi inaugurado o primeiro ponto de acesso livre à internet. "Essa é uma ideia visionária que aponta para o futuro. O parque terá um ponto de acesso livre à internet para que todos possam se conectar com o mundo", informa Edvaldo.

A implementação do acesso livre à internet é o segundo passo da efetivação do projeto ‘Aracaju Digital'. "Iniciamos o projeto na última quinta-feira entregando 540 laptops para alunos da rede municipal. Agora estamos dando esse segundo passo ampliando e incentivando o acesso de todos ao universo virtual", destaca o prefeito.

Segundo afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira também estão em fase de implementação a Central de Monitoramento de Trânsito e o Monitoramento da Coleta de Resíduos Sólidos Via Satélite. "Em relação à Central de Monitoramento de Trânsito teremos o controle remoto dos semáforos, o que irá possibilitar uma melhor visualização do trânsito por meio de câmeras, permitindo uma maior fluidez do tráfego de veículos", registra.

Após detalhar sobre o funcionamento do acesso livre à internet e explanar sobre a efetivação do projeto ‘Aracaju Digital', Edvaldo Nogueira utilizou um notebook para acessar a rede sem fio do Parque da Sementeira. "Isso aqui é muito rápido", exclamou o prefeito. Com velocidade de um mega, a rede possui o nome de ‘AracajuDigital' e pode ser acessada sem senha. "É uma atração a mais no parque e o frequentador pode desfrutar o prazer de navegar na internet em uma área muito bonita", ressalta.

A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, falou da importância do acesso livre à internet no Parque da Sementeira. "O parque é uma imensa área verde muito frequentada por crianças, jovens e idosos. A partir de agora esses frequentadores podem ter os benefícios da tecnologia com os benefícios da natureza", enfatiza.

Monitoramento do trânsito

Dentro do projeto ‘Aracaju Digital', está sendo implementada a Central de Monitoramento do Trânsito, que entre outras funções servirá para a efetivação do monitoramento de ônibus por GPS (sistema de posicionamento global), das vias com câmeras e semafóros, sistema de talão eletrônico, mapeamento e vistoria de táxi. "Com o monitoramento de ônibus por GPS teremos dados da quilometragem real utilizada, controle de ultrapassagem de veículos da mesma linha, controle de pontualidade, velocidade e itinerário", detalha o prefeito Edvaldo Nogueira.

Resíduos sólidos

Outra iniciativa da Prefeitura de Aracaju que já está em funcionamento é o Monitoramento da Coleta de Resíduos Sólidos Via Satélite. "O monitoramento funciona com a instalação de equipamentos nos veículos com teclado especial onde o motorista envia dados como equipe, odômetro e setor de coleta", especifica o prefeito.

"Tudo isso vai facilitar o planejamento da limpeza urbana, podendo o motorista informar problemas como lixo volumoso, entulho irregular ou container avariado, assim como casos de pneu furado, atropelamento ou outro tipo de acidente. E em todos os casos o monitoramento será em tempo real, através de uma interface web", apresenta Edvaldo.

Internet gratuita

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, outros lugares em Aracaju receberão pontos de acesso livre à internet. "Em 2011 implantaremos essa iniciativa nos bairros da capital. O Bugio será o primeiro, seguido de uma praça no Centro da capital e do calçadão da 13 de Julho. Tudo isso faz parte do projeto ‘Aracaju Digital', que visa transformar a nossa cidade na capital digital brasileira", declara. A meta é deixar Aracaju em 2012 com 30% da cidade coberta por internet gratuita.

Participação

Além do prefeito Edvaldo Nogueira e da presidente da Emsurb, Lucimara Passos, estiveram presentes na solenidade de lançamento da internet gratuita o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Osvaldo Alves do Nascimento.