Edvaldo apresenta projeto para o Nova Liberdade

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2010 22h54

Até meados de 2011, a Prefeitura de Aracaju deve iniciar, com recursos do PAC 2, uma grande obra de infraestrutura nos Loteamentos Nova Liberdade I e II, localizados nos bairros Olaria e Jardim Centenário. Para explicar todos os detalhes do projeto aos moradores da área, o prefeito Edvaldo Nogueira esteve na noite desta sexta-feira, 10, na Escola Municipal Oviedo Teixeira. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, que contou também com a presença dos secretários municipais Dulcival Santana (Planejamento), Paulo Costa (Obras e Urbanização) e Bosco Rolemberg (Gabinete).

Segundo o prefeito, serão realizadas obras de macro e microdrenagm, pavimentação asfáltica e esgotamento sanitário, que vão beneficiar cerca de 10 mil pessoas. Orçado em R$ 17,5 milhões, o projeto acaba de ser aprovado pelo Governo Federal para receber recursos do PAC 2. "Inscrevemos vários projetos, e esse era prioritário porque foi um compromisso que assumi com a comunidade. Era algo que há muito tempo eu queria fazer, mas a Prefeitura de Aracaju não tinha dinheiro para fazer como deveria ser feito. Finalmente conseguimos e estou muito feliz", disse Edvaldo.

O projeto prevê a construção de canais e a implantação de bocas de lobo e tubulações para escoamento das águas pluviais. Também serão feitos 6.449 m de rede de esgoto e 8.630 m de pavimentação asfáltica. Ao todo, 33 vias serão atendidas, totalizando 8,7 km. Outra importante intervenção prevista é a abertura de uma avenida ligando a BR 235 à avenida Santa Gleide, passando pelo Riacho Palame. Sobre a nova avenida será construída uma ciclovia, além de áreas verdes.

As obras devem ser iniciadas entre os meses de maio e julho, a depender da liberação dos recursos federais. "O projeto é completo, inclusive com a parte de esgotamento sanitário, que é algo caro. Pensamos em tudo. A água da chuva vai escoar por um sistema próprio e independente, desembocando em canais interligados. O esgoto será levado separadamente até a estação elevatória do Dom Pedro. A pavimentação vai ser feita em asfalto em várias ruas. É uma obra grande, que antes não tínhamos condições de fazer. E não adiantava pavimentar ruas sem fazer a drenagem. Agora vamos fazer tudo", destacou o prefeito.

Fim da espera

A dona de casa Iracema Santana, moradora do Nova Liberdade II, contou que há mais de 10 anos a comunidade esperava pelas obras anunciadas por Edvaldo Nogueira. "Era um sonho muito antigo de todos nós. Agora vai ser uma maravilha! Tenho certeza que nossa vida vai mudar muito. Os alagamentos, buracos, o esgoto a céu aberto vão acabar. Tudo isso vai ficar no passado", comemorou.

Também morador do Nova Liberdade, o aposentado e líder comunitário João Rosa da Silva disse que desde 2006 os moradores da área vinham lutando para conseguir melhorarias para a localidade. "O prefeito se sensibilizou e sou testemunha da luta dele também. Nós fizemos o nosso papel, de pedir e cobrar, e ele fez a dele. Agora vamos esperar com ansiedade o início dessas obras que vão mudar as nossas vidas", destacou João.

De acordo com Edvaldo, na Zona Oeste o loteamento Nova Liberdade era a única área que ainda não havia sido contemplada com obras da administração municipal. "A Prefeitura de Aracaju fez obras de infraestrutura no Bugio, São Carlos, Anchietão, Ângela Catarina e em outras localidades do Jardim Centenário. Só faltava o Nova Liberdade. Mas não vamos parar por aqui", garantiu.