Edvaldo participa da festa dos 100 anos da Arquidiocese de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2010 07h44

Mais de 20 mil pessoas foram ao Batistão na tarde desse domingo, 12, para participar do encerramento do Congresso Eucarístico Arquidiocesano. Iniciado no dia 29 nas paróquias da capital, o evento marcou o início do ano jubilar em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese e 50 anos da Diocese de Aracaju. Ao lado do governador Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira assistiu à missa final, presidida cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo.

Antes do início da celebração, que antecedeu o show do Padre Reginaldo Manzzotti e foi e transmitida ao vivo para todo o país pela TV Canção Nova/Rede Vida, Edvaldo falou à comunidade católica da sua alegria em participar do evento. Ele também destacou sua satisfação em administrar a cidade no ano em que é comemorado o aniversário de 100 anos de fundação da Igreja Católica em Aracaju.

"Este é um momento muito importante para a nossa capital. Em nome do povo aracajuano, quero expressar minha alegria em ver um evento tão grandioso acontecendo na nossa cidade. Trago também meus cumprimentos e meus agradecimentos à Igreja Católica, que ao longo desses 100 anos tem sido fundamental para o desenvolvimento de Aracaju, capital da qualidade de vida e também da fé. Desejo que a Igreja se fortaleça cada vez mais para que juntos possamos construir uma sociedade justa, de paz, amor e solidariedade", disse.

Assim como o prefeito, Déda destacou a importância da Igreja Católica para a cidade e para o Estado. "Além de disseminar o evangelho e a ética cristã, a Igreja Católica ajudou a consolidar os valores da democracia, ao defender, por exemplo, o direito ao voto. Também deu grande contribuição na área da saúde, ao acolher pessoas vítimas de doenças do corpo e da alma. Na área da educação, foi fundamental para a fundação da Universidade Federal de Sergipe, orgulho maior do ensino superior em nosso estado. Por tudo isso, hoje é um dia de festa", ressaltou o governador.

Preparação

O arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, leu uma mensagem de congratulação enviada pelo Papa Bento XVI, através da sua Secretaria de Estado à Arquidiocese de Aracaju, e lembrou que a programação do jubileu contou com três anos preparatórios, dedicados à renovação da fé católica.

De acordo com ele, no primeiro, o Ano Mariano, a Igreja lembrou o papel de Maria, mãe de Jesus. No segundo, o Ano Bíblico Catequético, a comunidade católica foi chamada a refletir sobre a palavra de Deus. No terceiro, o Ano Eucarístico, que acaba de ser iniciado, os fiéis deverão entender por que a Eucaristia é a fonte e o ápice da vida da comunidade cristã.

Eucaristia

Ao recordar o surgimento da tradição do jubileu, que pode ser entendido como um ano consagrado a Deus, de louvor, perdão, ação de graças, pedidos e inspiração, Dom Cláudio Hummes reafirmou a importância da Eucaristia. "A Eucaristia é o grande momento do encontro com Deus, é uma experiência antecipada do Céu. É através dela que somos conduzidos à missão de evangelizar", afirmou o cardeal na missa de encerramento.