Samu fecha ano de 2010 com avanços positivos

Saúde
14/12/2010 07h51
Início > Noticias > 44080

Se há uma palavra que pode definir o ano de 2010 para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu-192) esta palavra é avanço. Em 2010, o Samu avançou na disposição de mecanismos de atendimento rotineiros e de emergência, renovou a frota, manteve participação ativa em eventos de grande porte, promoveu e participou de cursos de treinamentos.

Nos meses de abril e outubro deste ano, o Samu Aracaju recebeu seis novas ambulâncias: três de suporte básico e três de suporte avançado. "As antigas viaturas permanecem dando suporte à nova frota, sendo colocadas em uso quando precisamos fazer a revisão periódicas das novas viaturas adquiridas e ainda em alguns eventos promovidos pela prefeitura", explicou a coordenadora do Samu, Waneska Barbosa.

Esse foi um ano de muito trabalho para o Samu Aracaju. A central de regulação do serviço recebeu de janeiro até agora um total de 233.965 chamados, sendo que 25.827 repercutiram em atendimentos clínicos, pediátricos, traumas, gestantes, pacientes e usuários de drogas. Este último, trata-se de uma expansão na demanda de atendimento do Samu.

Translado

Um avanço importante conquistado pelo Samu em 2010 foi a introdução de novas modalidades de translado para pacientes em tratamento na rede municipal de saúde. "O Samu este ano passou a contar com as viaturas de transporte social vinculadas ao Serviço Social da Rede de Urgência de Aracaju. Trata-se de tipo de viatura menor que as viaturas de atendimento de emergência, elas são usadas para fazer o translado de pacientes em tratamentos de oncologia e hemodiálise, por exemplo, para outros hospitais ou clínicas. Até agora já foram realizados 27.397 remoções de pacientes nas novas conduções", destacou Waneska.

Outro grande avanço está para chegar à rede de emergência em 2011, mas, para isso, o Samu começou a plantar as sementes ainda este ano. O serviço de moto ambulâncias (ou motolâncias) deve começar a atuar em Aracaju e em todo o Estado de Sergipe a partir de janeiro do próximo ano, seguindo a Portaria 2971 do Ministério da Saúde. No município já foram capacitados seis pilotos para prestar esse tipo de atendimento especializado.

"Assim vamos proporcionar ao cidadão um atendimento mais rápido. A motolância vai chegar antes às ocorrências, prestando os primeiros socorros antes da chegada da viatura do Samu", disse a coordenadora do serviço.

Eventos

Nos eventos da Prefeitura de Aracaju o Samu foi presença constante, garantindo uma maior tranquilidade em assistência em saúde em situações de emergência. Em janeiro, no Pré-Caju, o Samu montou uma estrutura fixa de atendimento avançado, prestando assistência a 297 foliões. Já no Projeto Verão, o serviço esteve presente através de suas viaturas, quando prestou um total de 58 atendimentos.

Em junho de 2010, o Samu também montou um posto de atendimento avançado no Forró Caju, atendendo um número de 375 pessoas na festa. Em todas essas ocasiões, 90% das ocorrências foram solucionadas no local do evento e somente 10% dos pacientes foram encaminhados à rede hospitalar.

No Congresso Eucarítico em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese de Aracaju, que aconteceu neste domingo, 12, o Samu atendeu ao público presente com duas ambulâncias de suporte básico, socorrendo 20 pessoas.

"Estamos em fase de reuniões para organizar a estrutura de atendimento a ser montada no Reveillon da prefeitura na Orla de Aracaju. Dois médicos estarão de plantão no local, onde será montado um posto fixo de atendimento avançado com 10 macas para atendimentos simples e 02 macas para atendimentos de pacientes em estado mais grave", adiantou a coordenadora.

Treinamentos

Em 2010, o Samu promoveu curso de treinamento em atendimento de urgência e emergência para estudantes de enfermagem e medicina com duração de quatro meses. No curso os estudantes têm acesso a informações sobre o protocolo de atendimento pré-hospitalar, atendimento prático e atendimento em eventos, podendo ser aproveitados, após formados, para trabalhar no serviço.

O Samu esteve no Curso de Voluntário em Emergência (CVE), numa simulação de acidentes aéreos, enviando duas equipes para participação e ainda participou do Plano de Evacuação (PEC) para os moradores da Zona de Expansão, preprando os moradores para saber proceder caso seja necessário a evacuação da área, com risco de acidentes.

Projetos

Em 2011 o Samu vai resgatar alguns projetos importantes que estavam parados. Um deles é o ‘Samuzinho nas escolas'. "Para tentar reduzir o número de trotes ao serviço estaremos resgatando este projeto que objetiva fazer a orientação de crianças sobre o funcionamento do Samu e torná-las conscientes da necessidade de se evitar os trotes, já que a maioria dessas chamadas são de crianças em orelhões próximos às escolas".

Além do resgate do projeto 'Samuzinho', outra grande expectativa do Samu para o próximo ano é a descentralização da base do Samu com a instauração de uma unidade da Zona de Expansão de Aracaju, diminuindo o tempo de resposta nas chamadas. "A nossa pretensão é posteriormente expandir esse projeto para outras áreas da cidade", afirmou a coordenadora.