O ano de 2010 foi de grandes realizações para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Em todas as áreas, investimentos importantes impulsionaram o desenvolvimento da cidade e levaram mais qualidade de vida à população, sobretudo às famílias de baixa renda que antes residiam em áreas de risco nas zonas norte e sul da capital.
Justamente pelo impacto social, a construção de moradias populares e a transferência de famílias para novas casas e apartamentos são apontadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira como os maiores destaque do ano. Ao todo, foram entregues 956 unidades habitacionais construídas pela Prefeitura de Aracaju, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no bairro 17 de Março, inaugurado no mês de junho com a presença do presidente Lula.
Desse total de moradias, 404 foram entregues a famílias residentes na agora extinta invasão do Morro do Avião, no bairro Santa Maria. E em breve mais pessoas de baixa renda cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) serão contempladas com habitações populares. É que estão em andamento, também no bairro 17 de Março, mais 1.000 casas e 256 apartamentos, a serem entregues em 2011.
Obras
Outras obras de menor impacto social, mas consideradas fundamentais para o turismo e para o lazer da população, foram inauguradas este ano pela Prefeitura de Aracaju. Entre elas a Orla Por do Sol, no Mosqueiro; a Praça da Juventude João Goulart, no Conjunto Augusto Franco; e a Praça Missionária Zilda Arns, no Jardins; e o Deque do Banho Doce, em frente ao Tecarmo, todas realizadas com recursos próprios.
Entre as obras em curso, destacam-se a Ponte Procurador Gilberto Vila Nova de Carvalho, sobre o Rio Poxim; a reurbanização da orla da Aruana, com a construção de 17 quiosques; a drenagem e pavimentação de 7,8 km de vias no bairro Atalaia; e o Complexo Museu do Mangue, na Coroa do Meio.
Mobilidade Urbana
Em 2010, a Prefeitura de Aracaju iniciou a licitação para a contratação da empresa que vai administrar o estacionamento rotativo na área do centro comercial. A administração também deu continuidade à renovação da frota de ônibus, com a entrega de 81 novos veículos, todos com GPS e elevador para cadeirantes.
Também foi iniciada a implantação da sinalização turística de Aracaju, viabilizada por meio de um convênio com o Ministério do Turismo. Outro destaque foi a inauguração do Centro de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), onde são monitoradas as imagens de 12 câmaras instaladas em pontos de grande fluxo de veículos.
Educação
Na área da educação, a Prefeitura de Aracaju inaugurou duas novas unidades de ensino: a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Fernando José Guedes Fontes, no bairro América, que funciona como creche; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tênisson Ribeiro, na Zona de Expansão.
Por meio do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), o prefeito Edvaldo Nogueira entregou 540 netbooks a estudantes e professores da Escola Municipal Maria Thétis Nunes, onde também foi implantada rede de internet sem fio (wi-fi).
Desde janeiro de 2010, foram contratados 304 novos professores. A Prefeitura de Aracaju também realizou processo seletivo para contratação de 150 educadores assistentes e integralizou, no início do ano, o piso salarial nacional do magistério, pagando um salário inicial de R$ 1.024,00 para profissionais de nível médio e R$ 1.414,00 para nível superior.
Serviços Urbanos
Após a realização de uma série de estudos de impacto sócio-ambiental e de viabilidade econômica, o município concluiu o Projeto Executivo do Aterro Sanitário da Palestina, que deve ser implantado em 2011. A solução para o problema do lixo da capital e Grande Aracaju se dará através de um consórcio intermunicipal firmado entre a capital e as cidades de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Este ano também foi concluído o processo licitatório para prestação do serviço de limpeza pública e implantado o sistema de monitoramento por GPS dos caminhões de coleta de lixo. A Prefeitura de Aracaju iniciou, ainda, a varrição mecanizada de ruas e praias, além de ampliar o Projeto ‘Plantando Cidadania', com o plantio de cerca de 30 mil mudas de árvores na cidade.
Saúde
Na área da saúde, uma das grandes conquistas foi o controle da dengue. Através de um esforço conjunto entre várias secretarias municipais, todos os bairros de Aracaju foram contemplados com ações de combate ao mosquito transmissor da doença com mais de 700 mil visitas domiciliares. Em 2010 foram realizadas 156 forças-tarefas, com visitas domiciliares, orientação aos moradores, borrifação de inseticida, fumacê, limpeza de terrenos baldios e recolhimento de lixo e entulho. Com isso, o número de casos de dengue notificados este ano caiu 50,21% em relação a 2009.
Assistência Social
Milhares de pessoas de baixa renda foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social este ano. Quase 33 mil receberam o Bolsa Família e 1.337 foram contempladas com o auxílio moradia, em especial famílias que antes moravam em áreas de risco. Somente os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) somaram mais de 12 mil atendimentos.
Valorização do servidor
Em 2010, o prefeito Edvaldo Nogueira concedeu reajuste salarial linear de 9%, realizou concursos públicos para os cargos de procurador, assistente social, psicólogo, educador social e médico, além de seleção para contratação temporária de médicos, engenheiro civil, arquiteto, técnico em construção civil e edificações, educador assistente, professor de educação física, orientador de trânsito, analista de tecnologia, técnico em informática e guardas municipais.
Mais 648 servidores foram incorporados ao quadro de pessoal e várias carreiras foram reestruturadas, a exemplo de procuradores, engenheiros e arquitetos. Outra conquista importante foi a concessão do benefício do Ipes Saúde também aos servidores inativos.
Projetos
Dois projetos importantes marcaram o ano de 2010: a conclusão do Plano Diretor de Aracaju, depois de intensa discussão com a sociedade civil e os setores ligados à construção civil; e o lançamento do ‘Aracaju Digital'. O Plano Diretor está em tramitação na Câmara Municipal de Vereadores e vai garantir o crescimento ordenado da cidade, respeitando o meio ambiente e o cidadão.
O projeto Aracaju Digital vai levar rede de internet sem fio inicialmente para o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) e depois para outros bairros da capital. A meta do prefeito Edvaldo Nogueira é deixar o governo em 2012 com 30% da cidade coberta por internet gratuita "Quero fazer de Aracaju a capital digital brasileira", declarou.