A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Secretária de Estado da Saúde, realizou na tarde desta terça-feira, 14, uma oficina sobre vigilância de cólera para profissionais da Vigilância Epidemiológica do município. A formação aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) e reuniu cerca de 25 técnicos atuantes na área.
O objetivo da oficina é orientar os profissionais a estarem atentos à notificação de casos de doenças diarréicas agudas e de doenças de transmissão alimentar para prevenir manifestações de surtos de cólera em Aracaju. "É importante que estes profissionais estejam aptos para fazer um monitoramento eficaz dessas doenças notificando cada caso, assim teremos um fluxo de informações que nos permitirá bons resultados no trabalho de prevenção em saúde", destacou a técnica da Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aracaju (Covepi), Maria Antônia Dávila.
De acordo com a responsável técnica sobre doenças de transmissão hídrica e alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Acácia Perolina Rezende Setton, uma das motivações da ação preventiva dos órgãos públicos de saúde tem em vista o atual surto de cólera que afeta o Haiti.
"Aqui em Sergipe não foi identificado nenhum caso de cólera, mas queremos fazer o acompanhamento usual dos casos de doenças diarréicas agudas e doenças por transmissão alimentar, procedendo com a notificação contínua junto às coordenações de vigilância sanitária e epidemiológica e aplicando a coleta de amostras de fezes para identificar prematuramente qualquer manifestação do vírus da cólera neste território", informou a técnica.
Orientações
Os profissionais que participaram da oficina tiveram acesso a orientações sobre algumas medidas de controle a serem disseminadas como a facilitação do acesso das comunidades mais precárias à água potável; distribuição de hipoclorito de sódio para as famílias que não possuem água potável; destinação correta do lixo e tratamento adequado aos dejetos; vigilância sanitária nos portos, aeroportos e fronteiras; higiene na manipulação de alimentos e iniciativas de educação para saúde.