A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na manhã desta quarta-feira, 15, uma reunião com Organizações Não Governamentais (Ong's) para discutir o preenchimento do Censo da Rede Privada 2010 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a presença de representantes de diversas entidades.
O Censo tem como finalidade proporcionar subsídios para a construção e manutenção de indicadores de monitoramento e avaliação do Suas e vai abranger tanto as entidades de assistência social que tenham celebrado convênio e outras formas de ajuste com o município, bem como as entidades certificadas pelo MDS no ano de 2010.
Para a coordenadora de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social da Semasc, Cristiane Ferreira, o censo é o monitoramento que o MDS faz sobre os serviços que estão sendo prestados nos municípios. "Esse questionário vai permitir a criação de indicadores de avaliação dos serviços que estão sendo ofertados e isso vai contribuir para qualificar a intervenção nos municípios e estados", afirmou.
A representante da Casa Santa Zita, irmã Gilvanira, ressaltou a importância da reunião. “Essa é uma forma de aprendermos e fazer o correto preenchimento das informações do Censo, que vai ajudar, ainda mais, a melhoria dos serviços ofertados por todas as entidades da rede conveniada”, destacou.
Até o dia 31 de dezembro, todas as entidades devem responder o questionário que está disponível por meio de um aplicativo informatizado, no endereço eletrônico: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censo2010/auth/auth/index.php.