Educação participa de encontro com representantes de prefeituras do estado

Educação
16/12/2010 18h30
Início > Noticias > 44141

Na manhã desta quinta-feira, 16, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, juntamente com outros secretários e representantes das secretarias de Educação dos 74 municípios de Sergipe, participou de uma reunião que tratou de questões ligadas aos programas de correção de fluxo e ao transporte escolar, realizada no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado no bairro Getúlio Vargas.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e coordenado pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas e pela secretária Adjunta da Seed, professora Hortência Araújo. O objetivo principal foi colocar em pauta a importância e os benefícios que os programas podem trazer para a rede pública de ensino, assim como, discutir a questão da correção do fluxo escolar como prioridade educacional adotada como politica pública.

Na ocasião, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, elogiou os programas de correção de fluxo, dando exemplos de professores da rede que mudaram positivamente suas práticas pedagógicas a partir do trabalho com os programas 'Se Liga' e Acelera'. "No início, Aracaju, a exemplo de outros municípios, também resistia a esses programas. No entanto, nós percebemos a sua importância e aderimos aos mesmos. Notamos que os programas têm efetivamente conseguido alfabetizar e acelerar os alunos", declarou. Outro ponto colocado por Tereza Cristina foi a inserção da comunidade. "Eu penso que nós precisamos colocar a comunidade para enfrentarmos estruturas acomodativas e combater uma cultura de reprovação", acrescentou.

A secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Maria Pereira Araújo, abordou a finalidade do encontro. "Estamos aqui para discutir o funcionamento dos Programas de Correção de Fluxo e transporte escolar, assim como, seu funcionamento, e apresentar propostas para que venham ocorrer parcerias e participação dos municípios que ainda não aderiram ao programa. Uma das responsabilidades do estado é a capacitação inicial e emergencial dos professores e a disponibilização de material didático. O município indica professores da rede para serem capacitados pelo estado, além de ser responsável pela estruturação", explicou.

Já o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, explanou sobre o transporte escolar. "A questão do transporte é um assunto que acaba afetando as ações pedagógicas. O ideal é que tivéssemos um calendário escolar modificado. Como não temos essa realidade, temos que traçar um plano. O interessante é ver o que o município pode oferecer para que formatemos uma proposta de parceria. Nós temos que ter um contato com o transporte na modalidade e não na sua formatação total", esclareceu.