Inclusão digital chega à rede municipal de ensino

Educação
17/12/2010 09h06
Início > Noticias > 44152

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem realizando uma série ações para democratizar cada vez mais o acesso à internet. Prova disso é que, só no mês de dezembro, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou novos ônibus já dotados de redes Wi-Fi (sem fio), além de lançar o projeto ‘Aracaju Digital', que teve sua primeira ação através da implantação do ponto de acesso livre à internet no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira).

Outra importante ação realizada nesse sentido foi a entrega de laptops através do programa ‘Um Computador Por Aluno' (UCA) para os alunos e professores do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, localizada no Bairro América. Os alunos, que já desfrutam dos novos aparelhos desde a última semana, utilizam os laptops na escola e ainda podem levá-los para casa.

A ideia é fazer com que os alunos se tornem cada vez mais íntimos do computador e da navegação na internet. Mas, segundo professores e diretores de escolas, é preciso ter alguns cuidados. "Na escola, eles usam os computadores sobretudo para pesquisa e diversão. Enquanto estão aqui, é nosso dever fiscalizar se fazem o uso adequado dos equipamentos e da internet. Em casa, esse controle cabe aos pais", afirma a coordenadora da Emef Maria Thétis Nunes, Ednalva Ferreira.

De acordo com a coordenadora, todos os responsáveis pelos alunos aceitaram assinar o termo de responsabilidade quanto ao uso da ‘grande rede'. "Para muitos deles, esse é um sonho que se realiza. Isso explica a total aceitação", destaca Ednalva.  Ainda segundo ela, ainda não está decidido se os estudantes ficarão de posse dos laptops durante as próximas férias. "Estamos analisando essa possibilidade. O acesso à internet não ficará comprometido, uma vez que o sinal abrange também as proximidades da escola", explica.

Responsabilidade

Para os professores da escola, ainda há outro desafio. "Precisamos sempre controlar o entusiasmo dos alunos", diz a professora de Matemática, Amanda Costa. "Os alunos estão, evidentemente, eufóricos com esse novo projeto. Temos que concentrar nossos esforços para que eles não desviem a atenção dos estudos", completa a professora de História, Karliane Oliveira.

A opinião da professora Karliane explica a preocupação da PMA em capacitar todos os professores de Emef Maria Thétis Nunes, que já participaram de algumas etapas do treinamento, que acontece na Universidade Federal de Sergipe (UFS). "O curso serve para que nós encontremos a melhor forma de utilizar a tecnologia em sala de aula", conta o professor de Matemática, Mauro César.

O estudante Thenisson Marques dos Santos, que cursa o 7º ano, parece seguir à risca as orientações dos professores. Com o laptop em mãos, o garoto já faz as pesquisas para as avaliações finais. "Agora, estou estudando História para fazer um trabalho sobre o Brasil Império. O computador e a internet me ajudam muito nessa hora", ressalta ele. 

Pioneirismo

A Emef Maria Thétis Nunes é a pioneira da rede municipal de ensino a ser beneficiada pelo projeto ‘Um Computador Por Aluno', criado pelo Governo Federal com o objetivo de promover a inclusão digital e a utilização da informática como ferramenta pedagógica. De acordo com a coordenadora da unidade de ensino, a escola já se destacava pela realização de projetos na área da informática, fomentados por um dos professores do estabelecimento. 

"Já possuíamos um excelente laboratório de informática, constantemente utilizado pelos alunos. Aliado a isso, nós temos uma professora que incentiva o desenvolvimento dos alunos no manuseio do computador. Acredito que esses fatores tenham nos beneficiado bastante", argumenta Ednalva Ferreira.