Reavaliar as ações realizadas durante o ano de 2010 para qualificar os serviços oferecidos na área de assistência social em Aracaju. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, na última quinta-feira, 16, uma capacitação que teve como público-alvo os servidores ligados aos programas do segmento.
O evento, realizado no Aquarios Praia Hotel, teve como temas básicos Proteção Social Básica; Proteção Social Especial; Gestão do Trabalho; Capacitação e Informação; M&A e Financiamento dos Programas; e Projetos Complementares ao Sistema Único da Assistência Social.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosária Rabelo, o momento contribuiu para que os novos concursados compreendessem a sua função dentro do quadro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "Essa avaliação é especial, porque trouxemos o olhar dos concursados que chegaram há pouco tempo na assistência social do município. Acho que isso oxigena a gestão e também traz um novo direcionamento, através de ideias inovadoras, consolidando cada vez mais o SUAS", declarou.
O presidente do Colegiado Estadual dos Gestores da Assistência Social (Coegemas), Adelvan Macêdo, destacou a importância da avaliação na consolidação da política de assistência social de Aracaju. "Essa avaliação é necessária para que os trabalhadores, juntamente com a gestão, repensem, reavaliem e identifiquem o que precisa avançar e os pontos que devem ser melhorados", afirmou.
Referência
Adelvan ressaltou que a capital sergipana é referência para a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). "A política de Assistência Social de Aracaju está no caminho certo e a secretaria vem desenvolvendo um trabalho muito importante, principalmente com a realização do concurso público, que veio fortalecer os serviços e contribuir para a erradicação da pobreza em Aracaju", destacou.
Para a coordenadora de Planejamento e Gestão do SUAS e presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Cristiane Ferreira, a capacitação avalia os dados apresentados, objetivando o aprimoramento dos serviços. "Esse é um momento de avaliação conjunta, que contou com a apresentação dos dados que irão compor o nosso relatório de gestão, além de uma discussão sobre o aprimoramento dos serviços a partir dos dados apresentados nessa capacitação", salientou.
A psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Antônio Valença, Deise Araújo, afirmou que a capacitação serviu para tirar as dúvidas acumuladas durante os trabalhos realizados nos Cras. "Essa capacitação é importante, principalmente para nós, que estamos chegando agora. Através dela, pudemos acompanhar o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano e também esclarecer as dúvidas acumuladas", disse.