Atalaia recebe última operação contra a dengue em 2010

Serviços Urbanos
17/12/2010 11h20

O bairro Atalaia recebeu nesta sexta-feira, 17, a operação ‘Todos contra a Dengue', uma ação da Prefeitura de Aracaju que tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Ao longo do dia agentes de limpeza e de endemias estarão atuando no combate ao mosquito da dengue, fazendo o recolhimento de resíduos e conscientizando a população.

Durante a operação também está sendo realizado o serviço do ‘Bota-Fora', um trabalho executado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que visa recolher entulho, móveis e eletrodomésticos velhos. "Estamos fazendo a limpeza de todo o bairro Atalaia e realizando o ‘Bota-Fora', que recolhe móveis velhos e entulhos acumulados nas residências. A participação da população nesta ação tem sido positiva em muitos bairros, pois as pessoas acabam assimilando a importância de combater o mosquito da dengue", afirma a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Todo o trabalho da Emsurb conta com o apoio de 36 agentes de limpeza, divididos em três equipes, um caminhão coletor, um caminhão de carroceria, nove caçambas, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira. "Mobilizamos toda essa estrutura para somar esforços no combate à dengue", salienta o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes. "Evitar a proliferação do mosquito não é apenas uma obrigação do poder público, mas também uma ação de interesse de toda a população. Estamos reforçando a limpeza nos bairros com o objetivo de reduzir os focos de dengue", acrescenta.

SMS

Além da atuação dos agentes da Emsurb, a operação Todos contra Dengue conta com 300 agentes de endemias e comunitários. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Taise Cavalcante, informa que serão visitadas cinco mil imóveis. "Temos isso como meta. Mas, infelizmente, acontece recusa de alguns moradores que impedem a entrada dos agentes executarem os trabalhos", lamenta.

Balanço

O controle da dengue foi uma das grandes conquistas realizadas pela Prefeitura de Aracaju no ano de 2010. Através de um esforço conjunto entre várias secretarias municipais, todos os bairros da cidade foram contemplados com ações de combate ao mosquito transmissor da doença com mais de 700 mil visitas domiciliares.

Este ano foram realizadas 158 forças-tarefas, com visitas domiciliares, orientação aos moradores, borrifação de inseticida, fumacê, limpeza de terrenos baldios e recolhimento de lixo e entulho. Com isso, o número de casos de dengue notificados este ano caiu 50,21% em relação a 2009. As ações retornam no início de janeiro.