‘Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar: exercitando os valores na escola'. Foi com este tema que os alunos e alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia participaram da culminância do Projeto Interdisciplinar Resgatando os Valores, através de uma gincana cultural realizada na escola na tarde dessa sexta-feira, 17.
Idealizado pelas coordenadoras geral e pedagógica, Maria Edjane Soares e Gema Galgani Freire, respectivamente, o projeto tem como intuito fazer com que os alunos entendam o significado das palavras solidariedade e respeito, ajudando ao próximo. Para realização e entendimento, os alunos trabalharam essas questões em sala de aula através de discussões com os professores.
"Durante esta tarde contaremos com atividades especiais como apresentações de danças, cartazes e pesquisas, todas avaliadas por nossa banca de convidados", explicou Maria Edjane. Os alunos que participaram do evento são da 7ª e 8ª séries e 9º ano e foram divididos em três equipes: Amor, Humildade e Solidariedade. As tarefas foram passadas com antecedência fazendo com que os alunos se empenhassem para finaliza-las.
Maria Edjane ainda ressaltou que uma das atividades foi a arrecadação de alimentos para doação a pessoas carentes da própria comunidade do bairro América, local em que a escola se situa. "Esta é a maior prova de respeito e amor ao próximo", conta a coordenadora geral, ao reconhecer que, após o projeto, o rendimento escolar dos alunos também melhorou.
Para a avaliação das produções apresentadas, uma banca composta por cinco pessoas foi formada. Entre eles estava a professora da Emef Santa Rita de Cássia, Marielse Nascimento, que disse estar maravilhada com as ações desenvolvidas naquela tarde e que, por conhecer os alunos, estava avaliando os trabalhos com o coração. "A gente percebe um esforço por parte deles para fazer o melhor. É claro que uns são mais tímidos do que os outros, mas nós acabamos deixando isso de lado e olhamos pelo lado do esforço do aluno mesmo", explicou. Além disso, ela destacou que é importante que as escolas realizem gincanas culturais com os alunos, já que desperta o interesse pelo saber.
Equipe União
Mesmo de equipes diferentes, as adolescentes Vitória Araújo, 14 anos, e Naira Aline Lima, 13 anos, se uniram para criação de uma apresentação de dança artística. Sob o frisson dos alunos que as prestigiaram, elas se mostraram muito alegres e satisfeitas com o resultado da simulação de um musical americano do filme High School Musical.
"Estamos há um mês ensaiando essa coreografia que é do professor de Educação Física. Ele é uma pessoa bem criativa e colocou todos para dançar", disse Vitória. Já a aluna Naira afirmou que adorou dançar com o grupo, mas o melhor do dia foi poder ajudar 'o outro' com a entrega de cestas básicas. "Essas atividades extraclasses são maravilhosas, principalmente porque são recreativas e voltadas para a solidariedade", frisou Naira.