Alunos da 4° série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo participaram de uma excursão interdisciplinar em Xingó. Acompanhados pela professora da unidade escolar, Silvania Nogueira, e pela coordenadora pedagógica, Maria Angela Moura, os estudantes visitaram o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), localizado em Canindé de São Francisco.
Através do contato com o acervo do museu onde contém peças de arte rupestre, esqueletos humanos e diversos utensílios descobertos durante pesquisas em sítios arqueológicos da região, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a pré-história sergipana.
"Trabalhamos em sala de aula assuntos relacionados a ocupação do território sergipano e a arqueologia. Como há um sítio arqueológico em Xingó, resolvemos conhecer o local para que os alunos pudessem evidenciar na prática o que foi trabalhado na teoria, favorecendo assim o contato com o material", declarou a professora Silvania Nogueira.
Por meio das orientações do guia, os meninos e meninas ainda visitaram a Usina Hidrelétrica de Xingó, onde compreenderam o processo de transformação da energia da água em energia elétrica. Além disso, conheceram também o Museu do Cangaço localizado em Piranhas (AL), onde aprenderam um pouco sobre a história de lampião.
Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria Angela, o resultado dessas ações implica em um maior aprendizado. "Notamos que ao visitar o local, eles ficaram muito atentos às explicações dadas, se interessaram em conhecer a história, em explorar e buscar informações sobre as peças a fim de saber se eram ou não originais. Além disso, eles ficaram fascinados em ver as paisagens às margens do rio São Francisco e conhecer as instalações da hidroelétrica. Atividades como essa são riquíssimas em termos de conhecimento ", completou.