O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Coqueiral, vinculado à Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na tarde dessa segunda-feira, 20, o encerramento de cursos profissionalizantes de agente de limpeza, garçom e empreendedorismo. As qualificações voltadas para toda a comunidade do bairro Coqueiral fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do Projeto Técnico Social (PTTS).
Para a coordenadora do Projeto Social do PAC/Coqueiral, Ayres Goes Santos, essas qualificações vieram para ajudar a comunidade no exercício da cidadania. "Esse projeto vem no sentido de motivar a comunidade, de fazê-la participar ativamente das ações e ajudá-la no exercício da cidadania. O projeto é um macro elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e pela Semasc em 2008, junto ao Programa de Aceleração do Crescimento, e fruto dos desordenamentos do PAC Coqueiral, de suas invasões dos mangues", afirmou.
A psicóloga do projeto, Aldiléia Lemos, contou que o clima natalino deixou o encerramento ainda mais especial. "Para esta tarde resolvemos chamar o grupo de dança do Instituto Lourival Fontes para se apresentar e fazer a animação dos convidados. Tudo está sendo muito especial porque estamos encerrando os cursos de empreendedorismo, de garçom e agentes de limpeza em clima de confraternização natalina", vibrou.
Lucivaldo Miguel dos Santos optou por fazer o curso de garçom. Para ele, essa qualificação veio em bom momento. "Como eu já trabalho nessa área, o curso acabou sendo ainda mais importante. Achei a qualificação muito boa também porque agora me sinto muito mais preparado", comemorou.
Aprendizado
Pensando em atuar em mais de uma área, Maria Célia Santos preferiu fazer o curso de garçonete e de agente de limpeza. "Aprendi muito com esses cursos. Eles vão me ajudar quando eu for atuar nesta área de trabalho. Hoje, posso dizer com convicção que estou muito feliz com as pessoas, pela qualificação e ampliação do meu currículo", disse.
"Os cursos de hoje, que estão voltados para o Programa de Inclusão Produtiva, são gratuitos. Além disso, a própria sociedade os sugerem. Nessa etapa, eles indicaram o de garçom, agente de limpeza e empreendedorismo. Essa tarde está sendo o reflexo de mais uma realização profissional. É perceber nesse momento a concretização da teoria. E nós esperamos que eles não parem por aqui, pois precisam estar se qualificando para conseguir uma vaga no mercado de trabalho", ressaltou a gerente operacional do PAC/Coqueiral e coordenadora do Cras, Márcia Militão.