Emurb apresenta obras do PAC II a líderes do Costa do Sol

Infraestrutura
21/12/2010 16h39
Início > Noticias > 44201

Estreitar os laços com a comunidade, promovendo o diálogo entre a gestão municipal e a população. Essa é uma das pautas da política estratégica da Prefeitura de Aracaju. Para aproximar o cidadão das obras e projetos da administração pública, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) recepcionou na manhã de ontem, segunda-feira, 20, líderes comunitários do residencial Costa do Sol no bairro Atalaia. A reunião ocorreu na sede da empresa, localizada na avenida Augusto Franco, bairro Ponto Novo.

Os moradores do residencial compareceram à empresa buscando solucionar dúvidas acerca das obras que foram concluídas pela Emurb no mês de outubro e sobre os projetos para área que já estão na pauta de realização para o próximo ano. Depois de uma longa conversa entre os líderes e o corpo técnico da empresa, os esclarecimentos prestados pelo órgão, além da apresentação dos novos projetos para o conjunto residencial, deixaram os moradores satisfeitos.

"A reunião foi bastante produtiva. Nós explicamos os procedimentos de captação de recursos e de seleção das obras do PAC II [Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal] em que foi selecionado o projeto para construção do canal Costa do Sol. Pudemos responder a todas as indagações e questionamentos da comunidade. Os moradores saíram satisfeitos com a apresentação dos novos projetos", destaca o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, que presidiu a reunião.

Canal provisório

Sobre as obras concluídas no mês de outubro no local, o presidente da Emurb afirma que os serviços compreenderam a construção de um canal de 500 metros de comprimento, dragagem do canal natural e implantação de tubos ármicos para dar maior vazão às águas pluviais. Com um investimento da ordem de R$ 989.552,43, a obra foi realizada em caráter emergencial e provisório para garantir a redução de pontos de alagamentos no local, principalmente no período chuvoso.

Projeto Canal Costa do Sol

Acerca da solução definitiva para os problemas de alagamento na área, o engenheiro destaca a construção dos canais Costa do Sol e Beira Mar. Ambas as obras foram selecionadas pelo PAC II e estão em fase de análise na Caixa Econômica Federal. "Enviamos os dois projetos para avaliação da Caixa. Tão logo eles sejam liberados e o Governo Federal autorize a execução, abriremos o processo licitatório. O volume de investimentos nas duas obras somam cerca de 32 milhões", antecipa Paulo Costa.

Presenças

Além dos líderes comunitários do Costa do Sol e do corpo técnico da Emurb, participaram da reunião os secretários municipais Bosco Rolemberg (Gabinete) e Dulcival Santana (Planejamento).