Exposição do fotógrafo Sílvio Luiz segue até hoje no Mirante

Cultura
22/12/2010 11h47

A tradicional festa popular do Lambe Sujo e Caboclinhos, da cidade de Laranjeiras, é o tema da exposição fotográfica no Mirante da 13 de Julho que se encerra nesta quarta-feira, 22. Os visitantes têm até o final da tarde de hoje para conferir 30 fotografias feitas no ano de 2009 pelo funcionário público e fotógrafo Sílvio Luiz.

A exposição 'Folclore se Mostra' busca retratar um pouco da cultura sergipana através da beleza do folguedo laranjeirense. Considerada uma das maiores manifestações folclóricas do estado, a festa do Lambe Sujo e dos Caboclinhos acontece todos os anos no segundo domingo do mês de outubro.

A população resgata a história dos negros (Lambe Sujo) que fugiam do engenho, e dos índios (Caboclinhos) que eram contratados pelos senhores para capturar os fugitivos, na época do Brasil Colônia. As ruas do município tornam-se palco de uma grande encenação das históricas perseguições.

Desta vez, Sílvio Luiz vai expor detalhes e curiosidades da festa. A escolha do tema da exposição vem da sua dedicação à difusão cultural, tida como objetivo principal do seu trabalho. “Minhas fotografias retratam sempre festas tradicionais, grupos folclóricos e recortes de cidades históricas. Essa exposição segue na mesma linha e é um retrato da cultura sergipana", anuncia.

Visitação

O Mirante da 13 de Julho é gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Aracaju (Funcaju). O espaço, cedido a artesãos e artistas locais que desejam mostrar seu trabalho, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15h. Mais informações pelo telefone 3179-2192.