Clima natalino toma conta da Secretaria Municipal de Saúde

Saúde
22/12/2010 15h46

Descontração, alegria e espírito natalino. Foi nesse clima que os servidores da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberam o coral do grupo ‘Unidos Venceremos', formado por usuárias da Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, que se apresentou esta manhã com músicas de Natal encantando o público presente. Cerca de 30 senhoras entoaram canções como 'Então é Natal', 'Anoiteceu', entre outras. Elas também apresentaram uma mini esquete teatral e declamaram uma poesia desejando sucesso ao novo secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Foi com um sorriso no rosto e brilho nos olhos que a gerente da unidade, Lijane Oliveira, falou sobre o trabalho desenvolvido e a oportunidade de levar o grupo para se apresentar em outros locais. "A gente sente o quanto essas atividades têm contribuído para melhorar a qualidade de vida delas. Então, para todos nós, isso aqui é muito importante, valorizamos muito esse tipo de ação por que isso é trabalho preventivo", explicou a gerente.

Dona Maria da Conceição Aquino mora no bairro Siqueira Campos, recebe atendimento na USF Edézio Vieira de Melo e se mostrou muito feliz com a apresentação. "Eu me sinto realizada em fazer parte desse grupo, dá pra notar até que a saúde melhorou. A gente se distrai, faz novas amizades. Estou feliz demais", falou, emocionada.

Esmeralda Monteiro Barreto é assistente social na unidade. Ela explicou que o grupo, que começou no ano de 2007, é um projeto de intervenção das estagiárias de Serviço Social Karina e Maraísa. Esmeralda disse que é uma grande satisfação assistir o coral se apresentando na sede da secretaria. "Constatamos melhoras na auto-estima de quem participa, valorização pessoal e tudo isso através da música e do artesanato", disse.

Artigo

A assistente explicou também que o projeto PET (Programa de Educação pelo Trabalho) está em fase de pesquisa para elaborar um artigo científico sobre o grupo de arte terapia. "Está comprovado cientificamente, através de uma pesquisa acadêmica, que as atividades do grupo trouxeram melhoras na qualidade de vida, elas vão menos ao médico", afirmou.

Em 2011 os projetos da unidade continuam e a meta é expandir. "Queremos ir além da música e do artesanato. Nosso objetivo é montar esquetes teatrais porque nós observamos que a experiência deu certo em outras unidades da rede. Vamos ampliar o leque de atividades que oferecemos aos nossos usuários", informou a assistente social.

Confraternizações

Também esta semana foi realizado um café da manhã de confraternização entre os servidores da sede da secretaria. Organizado pelos próprios funcionários, o evento conseguiu unir em um clima festivo todas as coordenações e diretorias para uma animada troca de votos de feliz Natal. Ao longo de todo o mês de dezembro as Unidades de Saúde da Família e outros programas também estão realizando suas festas, reforçando os laços de união e fraternidade entre os servidores da saúde municipal.