Reunião do Conselho Municipal de Saúde aprova metas para 2011

Saúde
22/12/2010 17h31

Foram aprovados na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de 2010 os planos de ação para 2011 do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), do Programa Academia da Cidade e do Núcleo Educação Permanente em Saúde (Neps) de Aracaju. A reunião decisória ocorreu nesta terça-feira, 21, no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia.

Representantes da sociedade civil, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sindicalistas, entidades classistas e movimentos sociais estiveram presentes ao evento. A mesa foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Luis Santana; a vice-presidente, Stella Maris; e o secretário do Conselho Municipal de Saúde, José Rock.

Para o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju, Andrey Lemos, a reunião foi proveitosa, pois foram aprovados pelo conselho os 19 objetivos do Plano de Ações de Metas (PAM) do programa DST/Aids para o ano de 2011.

"Dentre essas metas destaca-se a realização de seis campanhas anuais sobre prevenção às DST's e Hepatites Virais em Aracaju; a disponibilização de um insumo de 100% de preservativos à população aracajuana; ações de redução da incidência da sífilis na capital e ainda a disponibilização mais ampla de medicamentos para DST's e infecções oportunistas", destacou Andrey.

Reunião

Na última reunião do conselho foram aprovadas ainda metas importantes que permitem uma atuação mais efetiva da Covisa em ações rotineiras e também nos eventos de grande porte promovidos pela Prefeitura de Aracaju. A coordenação do Neps também conseguiu aprovar para 2011 uma série de medidas que vão ampliar a sua capacidade de atuação no tocante a formação dos profissionais que trabalham na saúde municipal.

Já o Programa Saúde da Cidade vai manter no próximo ano o projeto de promoção à saúde na área de educação física. "O programa vai expandir os seus pólos de atividades com o objetivo de oferecer a população hábitos que permitem um estilo de vida mais saudável", destacou a coordenadora de Programa de Doenças e Agravos não transmissíveis (Dant), Sayonara Carvalho.