Estimular a solidariedade por meio de ações e atitudes que elevem a autoestima do próximo tem sido uma constante entre os colaboradores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, (Emurb). Por meio do Programa de Voluntariado Conte Comigo, desenvolvido na empresa, crianças acolhidas por programas assistenciais tiveram um Natal diferenciado.
Intitulado Natal Solidário, a ação se constituiu na distribuição de doces e presentes às crianças internas de quatro instituições de menores da capital. "Durante todo o ano a mídia massificou a violência, abusos e maus tratos sofridos por crianças e adolescentes. Assim, optamos por atender aquelas carentes de amor e segurança e que vivem longe dos seus lares", conta Martha Figueiredo, assistente social da Emurb.
Foi repassada uma lista para os colaboradores da Emurb contendo o nome de 65 crianças assistidas pelos abrigos Caçula Barreto, Nova Vida, pelo lar infantil Cristo Redentor e pelo Oratório Festivo Dom João Bosco. "Distribuímos a relação entre todos os setores da empresa e os colaboradores interessados fizeram a escolha da criança e se comprometeu em doar um brinquedo", explica a assistente social.
Ela acrescenta que a sugestão se deu por razões óbvias. "Brinquedo é um presente que toda criança gosta de receber e, além do mais, não conhecíamos o tipo físico de cada uma. O mais importante é que todas elas foram ‘adotadas' por nossos colaboradores, o que garantiu o sucesso nos dois dias em que um funcionário da empresa vestido de Papai Noel realizou as entregas", destaca Marta.
As 13 meninas assistidas pelo Lar Infantil Cristo Redentor no bairro Santo Antonio não esconderam a felicidade com a chegada do Papai Noel. Contentes também ficaram os oito garotos residentes no abrigo Nova Vida ao serem visitados pelo bom velhinho. Ansiosos com a chegada dos presentes também estavam as crianças do abrigo Caçula Barreto, que após recebê-los brincaram com o Papai Noel. Ato repetido pelos meninos do Oratório Festivo Dom João Bosco.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a iniciativa contou com o apoio da empresa. "Sempre estimulamos este tipo de ações para benefício do próximo. Disponibilizamos apoio operacional e de logística para auxiliar a entrega dos presentes. Saber que essas crianças terão um natal mais feliz é o nosso maior estímulo", orgulha-se Paulo Costa.