Nas ruas, as luzes iluminam a cidade. As casas se enfeitam e as pessoas confraternizam, desejando bons votos para amigos e familiares. O clima de Natal ganha ainda mais força com os símbolos do período. A prova disso é a reação das pessoas que visitam o presépio, montado pela Prefeitura de Aracaju no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), e que continua em funcionamento até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.
Na semana em que se comemora o nascimento de Cristo, o número de visitantes é ainda maior. O local tornou-se ponto de encontro para as famílias. As crianças são atraídas pelas réplicas de animais e de personagens como os reis magos. Os adultos e pessoas mais idosas se emocionam durante as encenações do nascimento de Jesus.
Canarinhos
No último dia 23, a semana do Natal foi lembrada durante a apresentação dos Pequenos Canarinhos de Aracaju, coral formado por 50 crianças, de 6 a 11 anos, que alegraram a noite com um recital de músicas natalinas e composições populares, como ‘Noite Feliz’, ‘Bate o Sino’ e ‘Aquarela’. Foram aproximadamente 40 minutos de apresentação, que aliou o coro dos meninos ao som das flautas.
Na opinião de Glaciane dos Santos, a noite foi de muita emoção. “Gostei bastante. Queria que em todos os locais tivessem corais como este. Aproveitei que vim prestigiar a apresentação dos meninos para ver o presépio”, revela. Durante a apresentação, a alegria das crianças contagiou o público, que acompanhou o coral durante os refrões das músicas mais conhecidas.
A recepcionista Patrícia Vieira veio acompanhar a filha Thayanara Vitória, que canta no coral. Ela elogiou o trabalho do Instituto Canarinhos de Sergipe. “A ONG é um grande exemplo. É um trabalho disciplinar. Lá eles tratam todo mundo de maneira igual, sem distinção de renda. É uma honra ter minha filha na família ‘Canarinho’”, ressalta.
Atrações
O presépio, inaugurado no dia 7, fica aberto à visitação até o dia 6 de janeiro, diariamente das 9 às 22h. As encenações do nascimento de Jesus, que têm a participação de quatro atores, acontecem às 19, 20 e 21h, e são gratuitas. Narrada por dois anjos, a peça tem 18 minutos de duração e muitos efeitos especiais.
Com 980 m², o presépio é assinado pelo artista plástico Ivo Gato, também responsável pela encenação do nascimento de Jesus e pela decoração natalina das ruas, avenidas e prédios históricos. São 30 figuras humanas e animais em tamanho real, feitas em fibra de vidro. De acordo com ele, o projeto começou a ser concebido em junho e é resultado de pesquisas minuciosas sobre o nascimento de Jesus.
Para o músico Rodrigo Wegner, que visitava o presépio pela primeira vez, o espaço é muito interessante. “Deveriam fazer mais locais como este. A peça chama a atenção do público. É uma bela representação do Natal”, opina.