Vigilância Sanitária de Aracaju atinge metas importantes em 2010

Saúde
28/12/2010 10h48
Início > Notícias > Vigilância Sanitária de Aracaju atinge metas importantes em 2010

O ano de 2010 foi de muito trabalho e realizações para o Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Prefeitura de Aracaju. Campanhas, capacitações e fiscalizações foram empreendidas ao longo de todo esse ano. Os números positivos demonstram a seriedade e dedicação da Covisa tanto nas ações corriqueiras, como na participação em grandes ações e eventos realizados nesta capital.

No primeiro semestre foi realizada a campanha de divulgação da Lei 3.756/09, que proíbe o uso do tabaco em ambientes coletivos. A campanha esteve nos shoppings da cidade, restaurantes, pizzarias e na passarela do caranguejo com distribuição de 5.000 panfletos e 3.000 adesivos. Outra realização importante este ano foi a campanha de divulgação da RDC nº 44, que estabelece normas para venda de medicamentos nas farmácias com distribuição de 3.000 panfletos.

Fiscalização

Em 2010, a Vigilância Sanitária esteve presente em datas importantes para o calendário festivo de Aracaju, ministrando capacitações para os ambulantes que comercializam alimentos e bebidas e ainda na fiscalização dos produtos em eventos de grande porte.

"Fizemos a capacitação e a fiscalização dos comércios ambulantes durante os quatro dias de Pré-Caju, realizando 526 inspeções sanitárias no período. Também atuamos na fiscalização dos comércios ambulantes durante os quatro dias do Projeto Verão onde realizamos 394 inspeções sanitárias. No Forró-Caju também efetivamos a capacitação dos ambulantes que comercializam na festa. Durante os 12 dias de forró 1.616 inspeções sanitárias foram realizadas", destacou a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Costa.

Metas importantes

No segundo semestre de 2010 a Vigilância Sanitária deu início à Campanha 'Respire Qualidade de Vida' em comemoração ao titulo da capital brasileira com menor numero de fumantes do Brasil, conforme pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde. "Foram feitas palestras, panfletagens e adesivagens de carros durante todo o mês de setembro em órgãos públicos, hospitais públicos e particulares, Unidades de Saúde da Família, escolas, supermercados, shoppings, com a integração e o envolvimento de toda a Secretaria Municipal de Saúde", destacou Ana Angélica.

Também em 2010 foram atingidas todas as metas de inspeções sanitárias pactuadas para o presente ano. "Foram realizadas 4.500 inspeções sanitárias em estabelecimentos regulados na área de alimentos, serviços de saúde, medicamentos [farmácias, drogarias, distribuidoras], hotéis, pousadas, óticas, salões de beleza, indústrias de saneantes e cosméticos, dentre outros estabelecimentos", elencou a coordenadora.