Projetos pedagógicos favorecem ações bem sucedidas na rede de ensino

Educação
28/12/2010 16h39
Início > Noticias > 44278

Em mais um ano de gestão pública, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) comemoram os avanços registrados na área educacional, que implicam na constante melhoria qualidade do ensino. Através do desenvolvimento de projetos pedagógicos, diversas ações bem sucedidas propiciaram não somente a permanência do aluno na escola, mas também a plena aquisição de conhecimento e o domínio das competências necessárias à sua inserção social.

Entre as experiências exitosas que em muito contribuíram para a garantia de uma escola pública de qualidade está o projeto ‘Leitura para Cidadania - Modalidade Livro Vivo'. A ação é uma iniciativa da livraria Paullus, em parceria com as secretarias de Estado da Cultura (Secult), municipal da Educação (Semed) e de Estado da Educação (Seed), e tem como principal objetivo incentivar a leitura através da oferta de kits com exemplares da literatura infanto-juvenil.

‘Leitura para Cidadania - Modalidade Livro Vivo' também consiste na formação do professor, na execução de atividades culturais e de ações pedagógicas voltadas para alunos do 2º e 5º ano ou de 1ª e 4ª série. Em sua quinta edição, o projeto atendeu cerca de 1.500 alunos que cursam o ensino fundamental em 17 escolas municipais.

Prevenção

Em 2010, mais de 10 escolas da rede municipal foram atendidas pelo ‘Saúde e Prevenção nas Escolas', projeto desenvolvido mediante uma parceria entre a Semed e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O projeto SPE visa ampliar o debate sobre a prevenção às DSTs, gravidez juvenil não planejada, uso indevido de drogas e a problemática da violência.

Escola Aberta

Outro projeto bem sucedido foi o programa ‘Escola Aberta', criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, visando proporcionar aos alunos da educação básica das escolas públicas e as suas comunidades espaços alternativos nos finais de semana para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares.

O programa está em atividade em Aracaju desde 2007, e tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, mediante ampliação de atrativos oferecidos aos alunos e à comunidade aos finais de semana. Entre as 10 escolas que estão inseridas no programa, estão as escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Florentino Menezes, Juscelino Kubitschek, Laonte Gama da Silva e Jaime Araújo.

Para a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes, essas ações servem para intensificar o compromisso de todos que integram a rede municipal com a educação. "Através da execução de projetos pedagógicos, a Semed tem concedido inúmeros benefícios aos estudantes, um deles o contato com diversas expressões artísticas, seja através do acesso ao cinema, teatro e dança. Com isso, investimos na autoestima e na socialização, além de ampliarmos a sua visão de mundo. Buscamos também o gosto pela aprendizagem e a redução da vulnerabilidade social no combate à violência e às drogas", declarou.

Encontro pedagógico

Os mais significativos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais de Aracaju são destaque no ‘Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino', realizado uma vez por ano pela Prefeitura de Aracaju, através da Semed. A proposta é estimular a troca de informações e experiências entre as unidades de ensino e qualificar os trabalhos desenvolvidos em cada uma delas.

O encontro acaba sendo uma forma de prestar contas à comunidade quanto ao que é realizado no âmbito pedagógico. É aberto a toda a comunidade escolar e tem como organizadora a professora Betisabel Vilar, responsável pela Coordenadoria de Pesquisa da Semed.

Em 2010, o compromisso de todos com a qualificação do ensino público municipal foi comprovado pelos que visitaram o Centro de Criatividade nos dias 1º e 2 de dezembro. No espaço, estandes foram montados para dar maior visibilidade aos projetos pedagógicos e diversas apresentações culturais fizeram parte do evento, que teve como tema ‘Para além da inclusão: construindo um currículo para diversidade'.