Nesta quarta-feira, 29, cerca de 15 alunos dos 85 formados pelo Centro de Formação de Condutores da Prefeitura de Aracaju, receberam carteiras de habilitação, após a conclusão de aulas práticas e teóricas. As CNHs foram entregues por Orlando Sérgio, Diretor de Transporte Público, da SMTT. As aulas aconteceram nos turnos da manhã e tarde ,na Escola de Trânsito Governador Seixas Dórea, localizada atrás do Centro de Convenções, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA). Somente este ano, seis turmas foram formadas, totalizando 220 alunos. No ano passado o número de beneficiados chegou a 100.
As turmas receberam gratuitamente todo o material didático. O curso teve 45 aulas teóricas e 20 práticas. Já está sendo cumprida a nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige a realização de pelo menos quatro aulas práticas no período noturno.
Inaugurado em 2009, o Centro Municipal de Formação de Condutores foi criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira através do decreto nº 1.386 e está vinculado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A intenção é permitir que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de tirar a carteira de habilitação, ampliando as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.
Inscrições
Os interessados devem procurar a Escola de Trânsito da SMTT e aguardar a abertura de uma nova turma. A próxima turma já formada por 40 alunos, será iniciada no dia 11 de janeiro de 2011, no período da noite. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1408.
Os requisitos para se inscrever são residir em Aracaju, ter 18 anos ou mais e estar inscrito no CadÚnico (cadastro de pessoas de baixa renda que garante o acesso a programas sociais). Além dos comprovantes de residência e de inscrição no cadastro, é necessário apresentar xerox de identidade e CPF.