A partir desta semana, os segurados que completam em janeiro as condições mínimas para se aposentar podem receber um comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento informa os procedimentos necessários sobre como o usuário pode requerer o benefício e a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, segundo o histórico de contribuições no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
De acordo com o INSS, serão emitidas 1.560 correspondências, destinadas a 614 homens e 946 mulheres. Para receber o documento, os homens deverão completar, no próximo mês, 65 anos e as mulheres deverão completar 60 anos. Em ambos os casos, é exigido ter, no mínimo, 180 contribuições. Além disso, os dados cadastrais devem estar atualizados juntos ao INSS, inclusive o endereço para a correspondência.
Para proteger o contribuinte contra fraude, a carta possui um código de segurança. Os interessados em confirmar a autenticidade do documento podem ligar para a Central 135 ou acessar o site do Ministério da Previdência Social.
A ligação para a Central é gratuita, se feita por telefone fixo ou público, e custa o valor de uma ligação normal se feita por celular. Já através do site, o usuário clica no campo ‘Lista Completa de Serviços' e, depois, no atalho ‘Aviso para Requerimento do Benefício'. Em seguida, deve-se indicar o nome, CPF, data de nascimento e o código de segurança do comunicado.
Segundo o INSS, todas as comunicações acontecem por meio de postagem e, de forma alguma, o Instituto entra em contato com os segurados através de telefones, emails ou intermediários.