Limpeza de praia, capinação, pintura de meio fio, podação de árvores e fiscalização de tendas. Esses são os serviços que estão sendo executados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em toda a área da Orla de Atalaia onde será comemorada a chegada de 2011. "Estamos todos mobilizados para garantir a organização do espaço e tranquilidade a todos que irão participar dessa grande festa que é a virada do ano", enfatiza Lucimara Passos, presidente da Emsurb.
A limpeza no perímetro onde acontecerá a festa iniciou há duas semanas, quando toda a avenida Santos Dumont e regiões circunvizinhas foram varridas pelos agentes de limpeza. No último sábado, 25, as equipes atuaram no bairro Coroa do Meio e desde segunda, 27, reforçam a limpeza de outras áreas do bairro Atalaia. "Com a proximidade do réveillion as equipes estão trabalhando no local exato onde acontecerá a festa, fazendo a limpeza, capinação e pintura de meio fio", registra Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana.
Saneadora
Em apoio ao serviço de limpeza na faixa de areia, a Emsurb colocou em operação o primeiro veículo saneador de praias de Aracaju, um trator capaz de recolher de pequenos resíduos até objetos de 15 quilos a uma profundidade considerável. "Significa dizer que a máquina saneadora será capaz de recolher das areias cascas de amendoim, birras de cigarro e outros materiais massivamente descartados durante o evento e que são difíceis de coletar. A saneadora de praias será controlada por um profissional enquanto outros acompanham para coletar lixos maiores", explica Roberto Gomes.
Banheiros químicos
Pensar na limpeza do evento é também pensar no bem-estar do público. Aliada a toda estrutura de saneamento, estão à disponibilização das pessoas que irão curtir a virada do ano na Atalaia centenas de banheiros químicos. A Emsurb vai instalar 150 sanitários, sendo que quatro deles adaptados para portadores de deficiência.
De acordo com a gerente de Abastecimento, Silvana Gomes, os banheiros serão colocados na extensão que vai do posto salva-vidas até o palco do evento. "Essa é a região com maior fluxo de pessoas", revela. "Os fiscais de espaço público farão a frequente vistoria das estruturas para que sempre estejam em boas condições de uso", completa.
Fiscalização
A fiscalização dos espaços liberados e distribuídos para a comercialização começou no dia 28, e segue até 1° de janeiro, funcionando 24 horas por dia. Para essa operação estão atuando cerca de 30 fiscais divididos em turnos de quatro equipes. "Atuaremos para garantir que nenhum comerciante ocupe uma área que não foi devidamente destinada para o comércio", informa o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira.