Começa a aplicação do 'fumacê' em sete bairros da capital

Saúde
03/01/2011 14h09

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa o ano reforçando as ações de combate à dengue na capital. Nesta segunda-feira, 3, começa a ser realizado o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de 2011. A partir do diagnóstico será feito o planejamento das ações para os dois primeiros meses do ano.

Por conta da realização do Pré-Caju 2011 a Prefeitura ampliou as ações de campo e está realizando a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê, em sete bairros da capital. São eles: Atalaia, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru, São José, Centro e 13 de Julho. A ação está sendo realizada como medida preventiva para o início da maior prévia carnavalesca do país que chega, este ano, à sua vigésima edição.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Taíse Cavalcante, os cuidados precisam ser redobrados nesta época do ano porque aumenta a circulação de pessoas que aproveitam o período de férias para fazer turismo. "Estamos recebendo grupos que vêem de locais que estão com um grande número de casos de dengue, então a proliferação cresce, pois se o mosquito pica alguém com o vírus, este fica no vetor e a partir daí se espalha", esclarece. A coordenadora explicou ainda que os bairros onde serão aplicados o fumacê são, justamente, os que concentram a maior parte dos turistas que visitam Aracaju.

Outra importante ação preventiva será realizada nos hotéis, bares e restaurantes da capital com ações educativas e de conscientização. Também será feita a aplicação do  fumacê costal nas dependências dos hotéis e será intensificado o trabalho em busca de focos do mosquito nesses locais. O carro fumacê estará atuando na parte da manhã das 5h às 8h em todos os sete bairros e também na parte da tarde, das 17h às 20h, com exceção dos bairros 13 de Julho, Centro e São José por conta do grande fluxo de pessoas e de veículos nesse horário.

Orientações

Quando o carro do fumacê estiver passando é necessário seguir algumas orientações básicas para que o produto possa atingir sua finalidade sem gerar riscos à saúde. Algumas recomendações são: deixar portas e janelas abertas durante a disseminação do fumacê para que o produto possa matar os mosquitos dentro de casa; deixar alimentos cobertos; afastar crianças, idosos e pessoas alérgicas, evitando a inalação da substância.

O UBV não tem efeito residual e não pode ser aplicado em locais de maior trânsito. A distribuição do produto deve ser interrompida em períodos de chuva e ventos fortes. "Não é a aplicação isolada do fumacê que vai resolver o problema, pois o produto só mata a fêmea adulta do mosquito. É necessário que a população esteja atenta e elimine locais que acumulem água para evitar a reprodução do mosquito", alerta Taíse Cavalcante.