Réveillon 2011 foi marcado pela tranquilidade

Agência Aracaju de Notícias
03/01/2011 17h02

As diversas operações realizadas no Réveillon da Orla de Atalaia, tradicional festa de fim de ano promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, alcançaram resultados positivos. Foi um verdadeiro batalhão de pessoas envolvidas, entre agentes dos mais diversos órgãos da PMA, da Polícia Militar (PM) e serviços terceirizados, trabalhando da noite do dia 31 à madrugada do dia 1° de janeiro para proporcionar a todos uma grande festa cheia de esperança, luz, diversão e, principalmente, segurança.

Juntas, as mais de 300 mil pessoas presentes na praia produziram quase 40 toneladas de lixo. Para a limpeza, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mobilizou 270 agentes que ocuparam toda a extensão da festa para fazer o recolhimento do lixo. Neste ano, o trabalho contou com o apoio do primeiro veículo saneador de praias de Aracaju, uma máquina tracionada por um trator capaz de recolher de pequenos resíduos até objetivos de 15 quilos.

E na contramão do grande volume de lixo, os números de incidentes policiais e atendimentos efetuados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - Aracaju) no hospital montado na Orla de Atalaia foram poucos. No total, foram realizados 41 atendimentos, sendo que nove necessitaram de remoção para o Hospital de Urgencia de Sergipe (HUSE) e Hospital Nestor Piva (Zona Norte); 15 foram vítimas de trauma e 26 casos clínicos. Nestes últimos, a causa principal foi o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Trânsito

Uma grande operação foi montada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para garantir a fluidez do trânsito na noite do dia 31 e madrugada do 1º de janeiro. No esquema montado especialmente para a ocasião, cerca de 99 agentes de trânsito trabalharam orientando motoristas e operando com todos os equipamentos nas ruas, como prismas de concreto, cones, e 30 veículos.

"Podemos dizer com orgulho que a essência necessária para a realização dessa operação foi toda conquistada. Todo o planejamento foi cumprido e conseguimos assegurar tranquilidade na chegada do cidadão aracajuano para a grande festa de Réveillon na Orla de Atalaia", declara o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento.

Para facilitar o trânsito foi necessário desfazer pontos de obstáculos como o desligamento dos semáforos na Ponte da Coroa do Meio, esquina do Parque da Sementeira e esquina do restaurante O Miguel, utilizando canalização do trânsito feita com cones. "Foi proibida a entrada dos veículos pela esquerda das pistas, favorecendo a passagem e escoando o fluxo dos carros que se dirigiam no sentido da festa", explica o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva.

A volta para casa também foi uma das preocupações da equipe de trânsito da SMTT. "Registramos das 0h até às 3h da madrugada do dia 1º um tráfego muito tranquilo no percurso desde os Arcos da Orla até a altura do espaço Emes, na Avenida Tancredo Neves. Foram duas pistas escoando o tráfego para as áreas centrais da capital", destaca.

De acordo com a SMTT não foram observados acidentes importantes durantes a noite do dia 31 e madrugada do 1º dia do ano, diferente do ano passado. "Esse é um dado interessante, pois mostra como temos conseguido diminuir o número de acidentes em tempos de festa, através da fiscalização e do trabalho intenso das operações especiais", comemora.

Segurança

Além das mudanças no trânsito, uma grande inovação no Réveillon na Orla de Atalaia foi em relação à segurança. Ao lado dos 100 guardas municipais e do apoio dado anualmente pela Polícia Militar do Estado de Sergipe, mais 100 agentes particulares de segurança foram contratados pela Prefeitura de Aracaju para reforçar a segurança no local. Além disso, câmeras de segurança foram espalhadas em locais estratégicos da praia.

Com o registro de poucos incidentes, o diretor da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), major Edenisson da Paixão, avaliou como positiva a grande celebração de novo ano à beira mar. "Foi uma noite muito tranquila e calma, sem grandes incidentes e nenhuma ocorrência grave", afirmou.