O presépio de Aracaju, montado no Parque da Sementeira, ficará aberto ao público até o próximo dia 6, quando é comemorado o Dia de Reis. "O presépio foi um presente maravilhoso da Prefeitura de Aracaju para o cidadão aracajuano e para os turistas que ao longo de dezembro visitaram a capital", ressalta Lucimara Passos, coordenadora da decoração natalina na cidade e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Com 980 m², o presépio foi inaugurado na noite do dia 7 de dezembro pelo vice-prefeito, Silvio Santos. O presépio, assinado pelo artista plástico Ivo Gato, contou ao longo dos dias com uma encenação sobre o nascimento de Jesus, realizada diariamente em três horários. Dentro do presépio 30 figuras humanas e animais em tamanho real, feitas em fibra de vidro, deram vida ao local. A novidade foi a gruta, onde uma imagem de São Francisco de Assis, considerado o inventor do presépio, marcou a entrada do local.
Natal de Luz
A decoração de Aracaju começou ganhar repercussão nacional a partir de 2006, quando a prefeitura iniciou o projeto Natal de Luz. Desde então passou-se a priorizar a iluminação de pontos turísticos, ruas, avenidas, praças e monumentos da cidade, a exemplo do Centro, da Ponte do Imperador, da Orla de Atalaia, do calçadão da 13 de Julho e do Parque da Sementeira, sem esquecer bairros mais afastados como Bugio e Santos Dumont. Os motivos religiosos começaram a ser a inspiração maior das figuras, adereços e enfeites natalinos.
Os investimentos na decoração de Natal somam R$ 960 mil e visam transformar Aracaju em um novo pólo turístico durante as festividades de final de ano. Só na Praça Fausto Cardoso, por exemplo, foram instalados mais de 60 enfeites luminosos. Toda a decoração foi lançada no dia 8 de dezembro.