Pais de alunos efetivam matrículas para educação infantil

Educação
04/01/2011 17h15

Nesta terça-feira, 4, as matrículas para os alunos que desejam ingressar na educação infantil da rede municipal de ensino começaram a ser efetivadas. Até o dia 14 de janeiro, pais ou responsáveis estarão garantindo o acesso de meninos e meninas a uma educação infantil de qualidade, oferecida em diversas unidades de ensino da capital mediante atuação de educadores capacitados.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, localizada no bairro José Conrado de Araújo, o primeiro dia destinado à efetivação de matrículas seguiu com tranquilidade. "Dispomos de uma escola que oferece segurança e esse é um dos motivos pelo qual é bastante procurada. Além disso, os pais se sentem acolhidos pela equipe pedagógica que atua no local", declarou a professora Dulcileide Santana, no momento em que auxiliava os pais no ato da matrícula.

Logo no início da manhã, a dona de casa Elizana Barros matriculou a pequena Izabela, 2 anos, na creche da escola. "Meus outros filhos já estudaram aqui, portanto posso assegurar que o trabalho realizado nesta escola é responsável e organizado", defendeu a mãe.

Na Emei Professora Neuzice Barreto, localizada no bairro Getúlio Vargas, alguns pais e responsáveis compareceram à instituição em busca de vagas para garantir o atendimento de creche. "Os pais não perderam tempo e vieram logo matricular seus filhos, principalmente as crianças que necessitam de atendimento de creche. Os pais que trabalham durante o dia querem garantir o mais breve possível um local seguro, próximo às suas residências, para deixar seus filhos, com a certeza de que serão bem educados", explicou a coordenadora geral da unidade escolar, Marineide Rocha.

Outro ponto destacado pela coordenadora foi a ampla divulgação dos documentos necessários para a realização da matrícula, o que contribuiu para a eficiência dos serviços. "Até agora não tivemos problemas quanto à documentação. Os pais estão cientes de todo o material necessário para a efetivação das matrículas, já que promovemos reuniões para tratar desse assunto e a Secretaria Municipal da Educação [Semed] tem divulgado as informações necessárias", salientou.

Documentos

Para efetivar a matricula na educação infantil, os pais ou responsáveis pelas crianças em idade de creche ou pré-escola devem apresentar certidão de vacina da criança, duas fotos e certidão de nascimento. 

A matrícula somente será concluída mediante requerimento assinado pelos pais ou responsáveis, já que aluno é menor de idade. Para o ingresso na pré-escola, a criança deverá ter idade de quatro anos completos até o dia 31 de março.

Divulgação

Para garantir o preenchimento das vagas disponíveis nas escolas da rede municipal, a Semed está realizando uma ampla campanha de divulgação das matrículas através da utilização de busdoor nos veículos de transporte coletivo. Também serão realizadas chamadas públicas em veículos de comunicação e faixas serão colocadas nas fachadas das unidades escolares. Durante a campanha, técnicos da Semed estarão visitando as feiras livres da capital para realização de panfletagens.