PMA esclarece parceria com Petrobras para construção de avenidas no Santa Maria

Infraestrutura
06/01/2011 09h43

Para proteger duas linhas de fornecimento de gás natural para o Tecarmo, a Petrobrás iniciou, em 2006, a construção das avenidas Amarela e OBA (Oleoduto Bonsucesso-Atalaia) em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Enquanto a Petrobras foi a responsável pela construção das vias, que vão do bairro Santa Maria até as imediações do conjunto Beira Mar, coube à PMA a relocação das famílias que habitavam a área.

Desde então, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou o processo de desapropriação da área. No total, 174 famílias já foram relocadas da região e receberam os valores dos imóveis em indenizações. Da área a ser construída, aproximadamente cerca de 6 km estavam liberadas para execução das obras, porém a Petrobras não as executou e 2,5 km estão para ser desapropriados pelo município.

As obras

Iniciadas em 2 de janeiro de 2006 pela Petrobrás, as obras correspondiam aos serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e urbanização das avenidas OBA (trecho 01 e 02) e Amarela (trecho 01). A avenida Amarela sai das imediações do morro do Avião e vai até a confluência nas proximidades do Beira Mar, com 3,25 km de extensão. Já a avenida OBA sai do loteamento Marivan, vai até a avenida Alexsandro Alcino, no Santa Maria, e se encontra com a avenida Amarela, também nas imediações do Beira Mar, perfazendo 6,1 km de extensão.

Dessa área a ser construída pela Petrobrás, cerca de 6 km tinham sido liberados para execução, mas não foram concluídos. De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a Prefeitura de Aracaju desconhece os motivos para a não conclusão dos serviços, uma vez que já havia na época uma área de aproximadamente 6 km desapropriada pelo município.