Sorteio para comércio no Pré-Caju supera expectativa

Serviços Urbanos
06/01/2011 12h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou na manhã desta quinta-feira, 6, o sorteio de vagas para o comércio no Pré-Caju. Centenas de pessoas estiveram presentes no Parque da Sementeira, onde fica localizada a Diretoria de Espaços Públicos, para acompanhar o sorteio. "Essa é uma forma segura e democrática de garantir o espaço de comércio para aqueles que efetivaram a inscrição", enfatiza o diretor de Espaços Públicos, Antônio Carlos Mota.

Para este ano foram registradas 2.241 inscrições, superando a marca de 2010, que chegou a 1.719. "Mais da metade dos inscritos foi para o comércio de isopor com bebidas, que atingiu 1.203 interessados", informa Antônio Carlos. "A grande procura foi para tenda de lanches, que teve 348 inscritos, e para bares, com 209 comerciantes cadastrados. Em alguns casos, como o comércio de pipoca, não houve preenchimento total de vagas, sendo que não foi preciso realizar o sorteio, o que garantiu vaga para todos os inscritos", acrescenta.

Para este ano serão disponibilizados 550 espaços para o comércio de lanches, bebidas, bares, capeta, acarajé, towner de lanches, pipoca, milho cozido e adereços para carnaval. "Todos os contemplados terão até o dia 10 de janeiro para efetuar o pagamento da taxa na rede Banese ou Casas Lotéricas, devendo até o dia 11 de janeiro apresentar o boleto pago na Emsurb e entregar foto 3x4 do permissionário sorteado", esclarece o diretor de Espaços Públicos.

Comemoração

Aos gritos de felicidade o comerciante José Raimundo dos Santos não escondeu a emoção de ouvir seu número sendo anunciado durante o sorteio. "Desde 2006 que venho tentando novamente trabalhar no Pré-Caju. Eu ganho a vida com isso, tenho três filhos para criar e ainda pago pensão. Isso é muito bom", explica. "Sou analfabeto, cheguei do interior de Poço Verde pra trabalhar e agora tenho que tirar um dinheiro pro sustento", registra.

Com mais de 10 anos de experiência no ramo do comércio de bebidas, Pedro Alvino dos Santos também disse estar contente com a oportunidade. "Já fui sorteado cinco vezes no Pré-Caju e esse ano espero vender mais ainda", disse. "Agora é agilizar e arrumar tudo pra festa. Vou vender tudo que for possível pra atrair os clientes. Eu sei vender e por isso sempre me dou bem", falou confiante.

Bebidas

"Informamos também que somente poderão ser comercializadas bebidas dos fabricantes patrocinadores, sendo passível de apreensão aquele permissionário que for flagrado comercializando outra marca", registra Antônio Carlos. "É terminantemente proibido a venda de churrasquinho no espeto, devendo o comerciante grelhar a carne e servir em recipiente descartável, bem como bebidas de qualquer tipo em recipiente de vidro circulando pela avenida", acrescenta.

Para os que forem sorteados no comércio de alimentos, é obrigatória a participação no curso sobre higienização e manipulação de alimentos que será ministrado pela Coordenadora de Vigilância Sanitária (Covisa), ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O curso será realizado no dia 17 de janeiro.