Trabalhadores da PMA recebem capacitação sobre álcool e drogas

Saúde
06/01/2011 17h34

Foi realizada esta semana a 13ª etapa do curso de capacitação em Álcool e Drogas (A/D) para servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse módulo foi direcionado especificamente para profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica (Reab) do município. Durante a capacitação os facilitadores apresentaram aos alunos o fenômeno do álcool e drogas, as novas formas de tratamento, medicações e outros dispositivos disponíveis como a redução de danos, intervenção breve e a entrevista motivacional.

A capacitação vem sendo realizada desde o mês de outubro do ano passado e prossegue até março deste ano. Até o momento já foram capacitados cerca de 1000 trabalhadores do município, entre eles médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, assistentes sociais, agentes de endemias e gerentes de Unidades de Saúde da Família (USF).

O projeto está inserido nas ações da saúde em parceria com o Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e é facilitado por gestores e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (Reap) do município. O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, afirma que o cuidado com o usuário e a prevenção ao uso de álcool e drogas é uma das prioridades da secretaria. "Através desses cursos e capacitações estaremos oferecendo ferramentas para que os trabalhadores de toda a rede aprendam a lidar cada vez melhor com essa demanda", afirmou Silvio.

De acordo com o facilitador Wagner Mendonça muitas ações vem sendo realizadas para que o trabalhador da atenção básica aprenda a ter um cuidado mais efetivo com o usuário de A/D. "Temos uma série de experiências exitosas no cuidado com o usuário. No caso do envolvimento de crianças e adolescentes, também realizamos um acompanhamento de seus familiares", explica.

Ao todo 800 agentes de endemias já foram capacitados e, de acordo com Wagner, o trabalho já rendeu bons frutos. Esses agentes se organizaram e estão realizando intervenções nas comunidades onde atuam. “Recentemente os agentes convidaram os trabalhadores da Reap para participar de uma intervenção na casa de uma pessoa e lá fizemos uma roda para conversar sobre a problemática do A/D naquele local e a experiência foi muito positiva”, disse.

Avaliação

Wagner concluiu afirmando que, ao final de cada capacitação, é aplicado um questionário para que os alunos avaliem o aproveitamento do curso. “As avaliações vêm sendo extremamente positivas, os alunos avaliam que o conteúdo está sendo passado de forma clara e o melhor: de fácil aplicação no dia a dia da unidade”, pontuou Mendonça.